Confira algumas sugestões de exercícios físicos e de respiração para reduzir a ansiedade nos idosos durante o isolamento social.
Julia Monsores | 14 de Abril de 2021 às 13:00
A pandemia do Covid-19 tem gerado consequências não só para a nossa saúde física, mas também para a mental. A impossibilidade de sair de casa, motivada pela necessidade de conter a disseminação do vírus, acaba afetando principalmente os idosos, que muitas vezes sentem-se mais solitários. Assim, o que observamos é um crescimento de relatos sobre ansiedade e depressão na terceira idade. No entanto, alguns exercícios podem ajudar.
Leia também: Covid-19: por que é mais difícil imunizar idosos?
Diante da necessidade do isolamento social, a fisioterapeuta do Hospital Adventista Silvestre, Reyna Lohmann elaborou uma série de exercícios para reduzir a ansiedade e manter a capacidade funcional dos idosos neste período de confinamento.
“A baixa mobilidade em idosos pode gerar repercussões nos sistemas musculoesqueléticos e respiratório, culminando com a perda muscular, dor, rigidez, cansaço, além do aspecto de bem-estar social, sobretudo em idosos ativos”, avalia a fisioterapeuta.
Algumas dicas, como não passar muito tempo sentado ou deitado e fazer alguns exercícios domiciliares, podem ajudar a minimizar os efeitos dessa inatividade. Acompanhados do movimento físico, os exercícios respiratórios também são grandes aliados do controle da ansiedade. Por isso, confira agora a série de exercícios elaborados pela fisioterapeuta Reyna Lohmann. E se quiser, aproveite e confira outros exercícios de respiração neste post aqui!
Você pode realizar esses exercícios todos os dias, respeitando os seus limites corporais. Se sentir qualquer tipo de dor ou desconforto, interrompa o exercício imediatamente.
Repita 10 vezes cada exercício (sentado).
Repita 10 vezes esses movimentos.