Os exercícios certos fortalecem os principais músculos, ajudando a proteger contra o desenvolvimento de artrite. Saiba mais sobre isso!
Redação | 21 de Fevereiro de 2022 às 14:00
De modo simples, a artrite é uma inflamação nas articulações. Por causa dela, a pessoa pode sentir grande dor, deformidade, dificuldade de movimento e rigidez. Essa doença possui diversos tipos, sendo a mais grave a artrite reumatoide. Infelizmente, a artrite ainda não tem cura.
Leia também: Conheça 6 remédios caseiros para artrite super eficientes
Contudo, os exercícios certos fortalecem os principais músculos da perna e dos braços que agem como amortecedores de choques para as suas articulações, ajudando a proteger contra o desenvolvimento de artrite. Confira a seguir uma série de exercícios para prevenção da artrite.
Para praticar esses exercícios, você vai precisar de pesos leves — comece com os de 500 g — e de uma faixa elástica apropriada para exercícios.
Antes de tudo, pergunte ao médico se esse programa é indicado para você. Se for, comece com apenas 10 minutos três vezes por semana. À medida que os músculos forem se fortalecendo, faça mais repetições, aumente o peso e troque a faixa elástica para uma que ofereça mais resistência.
Fique de pé diante do espaldar de uma cadeira ou mesa, com os pés ligeiramente afastados, apoiando-se na cadeira ou mesa para se equilibrar. Fique na ponta dos pés e depois volte ao normal. Repita até sentir que as panturrilhas estão ligeiramente doloridas. Se esse exercício se tornar fácil depois de algumas semanas, use um peso de 2,5 kg. Para dificultar ainda mais, faça o exercício (sem o peso) com um pé no chão e o joelho da outra perna flexionado, de modo que um pé fique fora do chão.
Sente-se no chão com a perna esquerda esticada à sua frente e a perna direita levemente flexionada. Você pode manter as costas eretas, sentando-se contra uma parede ou apoiando-se com as próprias mãos.
Com os músculos abdominais contraídos, erga a perna esquerda. Abaixe-a e repita até ter a sensação de cansaço na perna. Passe para a outra perna e repita o exercício.
Deite-se de costas no chão, flexione levemente o joelho direito, com o pé apoiado no chão.
Contraia o músculo da coxa esquerda, vire a perna ligeiramente para fora e erga-a o máximo que conseguir (mas abaixo da altura do joelho direito). Baixe a perna e repita o movimento até sentir os músculos. Troque de perna e repita o exercício.
Passe uma faixa elástica pelo tornozelo direito e prenda a outra ponta sob o pé esquerdo. Fique de pé diante de uma mesa ou cadeira firme e resistente para que possa usá-la como apoio.
Flexione a perna direita para trás, sentindo a resistência do elástico. Não deixe as costas arquearem. Repita até sentir a parte posterior da coxa, e depois mude para a outra perna.
Leia também: Artrose: maneiras de prevenir e reduzir a dor
Estenda no chão uma toalha diante de uma cadeira. Sente-se na cadeira e ponha um pé descalço na toalha, próximo à borda. Mantendo o calcanhar sobre a toalha, use os dedos do pé para agarrar o tecido e puxá-lo para baixo do pé. Recolha o máximo de tecido que puder. Repita o exercício com o outro pé.
Fique de pé e segure um par de pesos leves nas mãos (comece com os de 500 g), mantendo-os ao lado do corpo. Com os braços retos, puxe os ombros para cima e, em seguida, relaxe. Repita o movimento 20 vezes.
Segure um peso na mão direita, com o braço ao longo do corpo. Erga o braço para o lado e traga-o lentamente para a frente, o máximo que conseguir, sem desconforto. Devagar, volte o braço para a posição inicial. Repita de 5 a 10 vezes, depois troque de mão.