A prática regular de exercícios físicos proporciona benefícios ao nosso corpo, garantindo nossa energia e bem-estar. Confira o recomendado para sua idade!
Independente da idade, a prática regular de exercícios físicos proporciona uma série de benefícios ao nosso corpo, garantindo nossa energia e bem-estar — agora e também no futuro.
E não é preciso ser um atleta olímpico. Com uma frequência moderada, realizando o tipo adequado à sua idade, você já consegue tirar proveito dos exercícios.
Veja também: 10 aplicativos para malhar em casa
Crianças, por exemplo, devem ser incentivadas a realizar exercícios que estimulem a coordenação, como danças. Já os idosos, que não possuem mais o corpo tão forte e ágil como antes, podem se beneficiar de atividades suaves, como tai chi chuan.
Os benefícios que os exercícios físicos proporcionam
O controle do peso é apenas um dos benefícios de manter-se ativo. Você também descobrirá como sua respiração, postura e circulação sanguínea melhoram. Além disso, os exercícios físicos fortalecem o sistema imunológico, e, a longo prazo, é muito eficaz na prevenção de dores musculares.
E não é somente o corpo que pode se beneficiar com os efeitos positivos das atividades físicas. O exercício propicia benefícios psicológicos, incluindo melhorias na autoconfiança e no estado de alerta mental e alívio de transtornos do humor.
Confira, agora, uma relação com exercícios físicos indicados para todas as fases da vida: infância, adolescência, idade adulta e velhice. Adapte-os segundo sua própria realidade e condição – o que importa é manter o corpo ativo e a mente sã!
Atividades físicas recomendadas para cada fase da vida:
→ Infância
Se adquirir o bom hábito de se exercitar quando jovem, é provável que se mantenha ativo quando for mais velho. O exercício nos primórdios da infância é informal – correr pelo quintal, praticar natação e assim por diante. Crianças na fase escolar são incentivadas a fortalecer a musculatura e aumentar a coordenação, participando de atividades esportivas e físicas, como treinos de futebol, encontros de atletismo e aulas de dança.
Obesidade infantil tem efeitos de longo prazo sobre a saúde e o bem-estar, aumentando o risco de pressão arterial alta, diabetes e câncer na idade adulta. O tempo gasto por crianças em atividades sedentárias, como assistir à TV, deve ser limitado. Os pais podem servir de modelos de um estilo de vida enérgico, participando com os filhos de atividades como pique-esconde, andar de bicicleta e jogar bola.
→ Adolescência
Estresse e ansiedade podem provocar dor ou piorar uma já existente. Participar de 1 hora diária, pelo menos, de atividade física durante a adolescência estimula a autoestima e o bem-estar psicológico, diminuindo as chances de depressão e de outras questões de saúde mental.
20 anos
Finalmente adulto! Mas não se esqueça de manter a aptidão física. O treino de força – como levantamento de pesos – é importante agora, pois acelera o metabolismo, alivia dores nas costas e ajuda a ter uma boa noite de sono. Gostaria de malhar em casa? Então confira essas dicas!
30 e 40 anos
O metabolismo começa a desacelerar, o que pode levar ao ganho de peso e a condições clínicas dolorosas como diabetes. Fique longe de gorduras e açúcar em excesso e opte por atividades enérgicas visando manter a aptidão física, como corrida, treino em circuito e boxe.
exercícios de resistência: eles estimulam a saúde cardíaca e reduzem a chance de pressão alta. Tênis, boxe e remo são ótimos para fazer o coração bombear e ampliar a sua capacidade de resistência.
Prevenir o surgimento de osteoporose. Comece com os de baixo impacto (caminhada enérgica) e, se possível, passe para os de alto impacto (aeróbica e saltos).
50 e 60 anos
Exercícios de cárdio podem prevenir doença cardiovascular. Se estiver em forma, tente fazer polichinelos por 2 minutos ao dia. Caso precise ganhar resistência, comece nadando um pouco e, depois, passe para 30 minutos por dia.
Em pé, ereto, mãos ao lado do corpo, levante a perna direita, coxa na horizontal. Sustente essa posição por 30 segundos. Abaixe a perna direita e repita o exercício com a perna esquerda. Faça o levantamento de perna de duas a quatro vezes, alternadamente. Você também pode usar uma bola de ginástica para realizar esse exercício, mas nesse caso tome cuidado redobrado para não se machucar.
65 anos ou mais
O corpo não é tão forte e ágil quanto antes, mas não deixe de se exercitar! Atividades suaves – tai chi e ioga – favorecem o equilíbrio e a flexibilidade, evitando dores articulares. Câncer de intestino, mama ou próstata.busque um hobby ao ar livre, isso irá minimizar as chances de dores causadas por sedentarismo.