Cientistas estudam sobre alimento que pode levar à queda de cabelo
Laura Oliveira | 13 de Março de 2023 às 14:05
Recentemente, a revista científica Cell Reports publicou um estudo que se pautava na existência de um alimento responsável pela queda de cabelo. A pesquisa se propôs a analisar dietas ricas em gorduras e foi feita com três grupos de camundongos.
Os grupos possuíam alimentações baseadas em óleo de peixe, óleo de palma e para o terceiro grupo, alimentação comum para camundongos. Após um tempo, o grupo que foi alimentado com óleo de peixe começou a perder pelos nas costas. Ao observarem esse processo, os cientistas constataram que a dieta com óleo de peixe pode acarretar na perda de cabelo.
Leia também: Comer peixe faz bem ao cérebro e melhora a cognição, mostra novo estudo
De acordo com os pesquisadores, o acúmulo de ômega-3 - presente no óleo de peixe - na pele dos camundongos, leva à perda de pelo. Se alojando na derme, o óleo faz com que, como uma resposta imunológica, as citosinas ativem o sistema imunológico que mata as células foliculares e faz com que os fios caiam.
Normalmente, o ômega-3 é associado ao fortalecimento e à prevenção da queda de cabelo. É, você não leu errado! Mas tem uma explicação: Apesar da fama dessa gordura poli-insaturada, os cientistas encontraram uma curiosidade:
“Notamos que as nações que dependem fortemente de peixes gordurosos como fonte de alimento (como o Japão) exibem a maior perda de cabelo quando comparadas com outros países asiáticos”, contaram os pesquisadores.
Leia também: Ômega-3: saiba para que serve e quais seus benefícios
Justamente por conta da forte presença do ômega-3 em sua composição, o óleo de peixe é frequentemente usado em dietas que visam prevenir doenças cardiovasculares e controlar níveis de colesterol. Portanto, ainda é incerto se o processo de queda de fios nos camundongos também ocorre em humanos.
E aí, curtiu essa matéria? Então siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
4 segredos para ter cabelo e unhas mais saudáveis
21 maneiras de incluir mais fibras na alimentação
Vitamina D melhora função cognitiva, aponta estudo
Dieta Plant Based: o que é?
Comer peixe faz bem ao cérebro e melhora a cognição, mostra novo estudo
Problemas da próstata: saiba como a alimentação pode ajudar