Depois de mais de 7 anos de acompanhamento médico, estudo mostra melhor horário para fazer exercício.
Walter Farias | 6 de Março de 2023 às 11:19
Um estudo publicado na Nature Communications, aponta qual é o melhor horário para fazer exercícios físicos. O interesse pelos benefícios da atividade física regular está em alta. Todavia, além de boa disciplina e alimentação equilibrada, outros fatores podem ser levados em consideração para se realizar uma atividade que irá ajudar na manutenção da sua saúde e bem-estar.
Leia também: A importância da atividade física diária
Um desses fatores é o horário em que se pratica o exercício. É verdade que, a atividade física de intensidade moderada a vigorosa a qualquer hora do dia acaba auxiliando na redução de riscos para doenças cardiovasculares e até mortalidade por câncer, porém, isso não significa dizer que o horário não seja importante. Confira!
Estudo publicado no Nature Communications, contou com 92.139 particupantes do UK Biobank e compreende mais de sete anos de acompanhamento médico. Sabendo que a atividade física de intensidade moderada a vigorosa a qualquer hora do dia está associada a risccos mais baixos para doenças cardiovasculares e até mortalidade por câncer, o estudo busca apontar qual é o melhor horário apra realização das atividades físicas.
Sendo assim, foi feita uma comparação com o grupo matutino (5h às 11h), grupo da tarde (11h às 17h) e grupo noturno (17h às 24h).
Estudos em animais identificaram que o momento da atividade física pode afetar as funções metabólicas. Entretanto, quando falamos de estudos em humanos, há muitas contradições e incertezas. Por isso, Hongliang Feng em conjunto com mais 14 colegas, buscou realizar um estudo robusto de tempo de atividade física pretendendo investigar todas as associações com causas de doenças cardiovasculares e mortalidade por câncer no UK Biobank.
Leia também: A importância do condicionamento físico para a vida social
Por meio de acelerômetros, coletou dados dos participantes sem interferir na rotina diária dos indivíduos. Com isso, o grupo teve o intuito de testar a associação entre tempo e atividade física de intensidade moderada a vigorosa e a saúde.
Também se levou em consideração fatores demográficos, como idade, sexo, nível de atividade, doenças cardiovasculares e obesidade. Assim, os pesquisadores investigaram o efeito da atividade em diferentes momentos do dia.
Segundo o estudo, todos os grupos que realizam atividades físicas regulares demonstraram diminuição de riscos para saúde. Porém, atividades durante a tarde, possuem menos riscos de mortalidade por causa de doenças cardiovasculares. Além disso, vale dizer que, os resultados são mais comuns entre os idosos, homens, indivíduos menos ativos ou com doenças cardiovasculares preexistentes.
Sendo assim, o fato é que a prática regular de atividade física é capaz de promover a saúde e o bem-estar em todas as idades e horários. Logo, saiba quanto tempo de atividade física você precisa segundo a sua idade e inicie este hábito saudável.
Leia também: Estes cuidados ajudarão a manter sua glicemia equilibrada
Gostou do conteúdo? Então saiba como encontrar a sua atividade física e não deixe de conferir nossas páginas no Facebook, Instagram e Twitter para ficar por dentro de mais novidades, curiosidades e dicas para manutenção da saúde e bem-estar.
5 benefícios do queijo para sua saúde que você não sabia
10 alimentos para evitar doenças cardiovasculares
A ciência contra as crenças populares
8 benefícios da caminhada para a saúde e bem-estar
Como a atividade física afeta o sono
Exercícios para melhorar a saúde cardiovascular