Pesquisadores indicam que jantar cedo, com refeições leves, pode ajudar na queima de gordura e na digestão.
É muito comum que pessoas acabem tomando decisões drásticas para perder peso como pular refeições ou adotar dietas restritivas. Mas, um estudo publicado no periódico Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism revelou que mudar o horário da sua janta pode influenciar mais na sua perda de peso do que você imagina.
De acordo com o estudo, se você quer otimizar seu metabolismo e acelerar a queima de gordura, o ideal é fazer a última refeição do dia por volta das 18 horas e fazer uma refeição leve e equilibrada, com menos calorias do que o almoço, e que haja um intervalo de pelo menos três horas entre a refeição e o momento de dormir. Isso garante uma digestão adequada e evita desconfortos durante a noite.
Por que jantar cedo ajuda a emagrecer?
De acordo com a pesquisa, jantar mais cedo ajuda a emagrecer por conta de dois hormônios essenciais para o metabolismo: a insulina e o cortisol.
A insulina é responsável por levar o açúcar do sangue para dentro das células; ela leva cerca de três horas para concluir seu trabalho após uma refeição. Já o cortisol, conhecido como o "hormônio do estresse" e por atrapalhar a perda de peso, atua principalmente durante o sono, com seu pico ocorrendo no meio da madrugada. Ele só entra em cena quando a insulina já terminou o seu trabalho.
Sendo assim, quando você janta tarde e dorme em seguida, a insulina ainda está atuando no organismo, o que impede o cortisol de trabalhar adequadamente. Com o tempo, a repetição desse ciclo pode levar ao acúmulo de cortisol, o que irá dificultar a perda de peso.
Embora os pesquisadores apontem que mais estudos são necessários, os resultados apontam que os participantes que jantaram mais cedo, tiveram maior facilidade para perder peso em comparação com quem comeu mais próximo ao horário de dormir.