Estudo aponta exercício que ajuda a reduzir a fome; entenda

Entenda como funcionou o estudo que determinou que exercícios ajudam a reduzir a fome.

Thyago Soares | 31 de Outubro de 2024 às 16:30

Segundo estudo, os exercícios podem diminuir a vontade de comer. - Deagreez / iStock

Sofre com fome excessiva e sente vontade de comer o dia inteiro? Segundo um estudo, há um exercício que pode ser um grande aliado e ajudar a reduzir a fome de forma eficiente. 

Um estudo publicado no periódico Journal of the Endocrine Society aponta que após um treino intenso, há uma redução da fome. A pesquisa se debruça sobre os efeitos da intensidade das práticas físicas nos níveis de grelina, o ‘hormônio da fome’.

Usualmente, a grelina funciona de duas formas: AG (aciladas) e DAG (desaciladas), e afetam o apetite diretamente. O ensaio científico aponta que os efeitos dos exercícios nos níveis de AG e DAG acontecem de forma limitada, especialmente em homens. 

“Descobrimos que exercícios de alta intensidade suprimiram os níveis de grelina mais do que exercícios de intensidade moderada. Além disso, descobrimos que os indivíduos se sentiam 'menos famintos' após exercícios de alta intensidade em comparação com exercícios de intensidade moderada", declarou Kara Anderson, pesquisadora da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, e autora principal da pesquisa.

Os testes foram conduzidos em 14 participantes, 8 homens e seis mulheres, que precisaram jejuar durante a noite e realizar atividades físicas de diversas intensidades. As atividades foram monitoradas.

As pesquisas apontaram que as mulheres concentram maiores níveis de grelina do que os homens, e que elas também apresentaram o AG reduzido após praticar exercícios intensos.

"Descobrimos que a intensidade moderada não alterou os níveis de grelina ou levou a um aumento líquido. Essas descobertas sugerem que o exercício acima do limiar de lactato pode ser necessário para provocar uma supressão na grelina", refletiu Anderson.

Apesar dos resultados, a equipe responsável pela pesquisa alega que são necessários mais testes para averiguar os efeitos das atividades físicas nos níveis de grelina em ambos os sexos.

“O exercício deve ser considerado uma 'droga', onde a 'dose' deve ser personalizada com base nos objetivos pessoais de um indivíduo. Nossa pesquisa sugere que exercícios de alta intensidade podem ser importantes para a supressão do apetite, o que pode ser particularmente útil como parte de um programa de perda de peso”, conclui a pesquisadora líder.

pesquisa estudo emagrecimento apetite

Leia também

Cuidado! Esta dieta pode aumentar o risco de diabetes, aponta estudo

A volta da beleza anos 1980: como aderir e adaptar as tendências para o verão

Nutricionista ensina receita para desinchar e eliminar até cinco quilos em uma semana

Aprenda a fazer biscoitos decorados para arrasar no Halloween

Suco detox de maçã: veja a receita que ajudou Henrique Fogaça a emagrecer

Bactéria presente em lanche do McDonald’s mata uma pessoa nos EUA e deixa outras internadas