O estresse pós-traumático é um transtorno de ansiedade que ocorre após um acontecimento ou problema caracterizado por ameaça de danos físicos ou danos
Redação | 8 de Fevereiro de 2020 às 19:00
O estresse pós-traumático é um transtorno de ansiedade que ocorre após um acontecimento ou problema caracterizado por ameaça de danos físicos ou danos reais.
Muitos eventos traumáticos podem desencadear transtorno de estresse pós-traumático. Entre eles podemos citar casos de violências, como estupro ou assaltos; desastres como inundações ou furacões; bombas; acidentes de carro, entre outros. Soldados, pessoas que participam de resgates, refugiados, sobreviventes e testemunhas, todos correm risco, assim como seus familiares.
É comum reviver o fato na forma de memória, pesadelo ou flashback, sobretudo quando a pessoa é exposta a uma experiência semelhante (como viajar de trem ou andar em uma rua escura). Além disso, o aniversário do acontecimento também pode desencadear sintomas.
Outros sintomas são:
Os sintomas podem surgir de imediato ou levar meses ou anos até que apareçam. O diagnóstico é feito quando os sintomas duram mais de um mês.
Terapias cognitivo-comportamental, de grupo e de exposição (na qual a pessoa revive o trauma em condições controladas) são úteis. Além disso, medicamentos ajudam a aliviar a depressão e a ansiedade, e também melhoram o padrão de sono quando este tem alguma influência. O aconselhamento após um evento traumático é proveitoso se iniciado rapidamente. Por isso, procure ajude!