Quando as defesas antioxidantes naturais de seu corpo ficam sobrecarregadas, você sofre de estresse oxidativo, condição que gera consequências negativas.
Estresse oxidativo é o termo que designa o dano causado por moléculas de oxigênio destrutivas chamadas radicais livres. Nossos corpos produzem radicais livres quando respiramos, digerimos alimentos, neutralizamos bebidas alcoólicas, e quando células convertem gorduras e carboidratos em energia.
Porém, quantidades excessivas de radicais livres danificam os genes, proteínas e outras células ao roubar-lhes elétrons. Quando os radicais livres danificam o colesterol LDL, ele se converte em uma forma que leva à aterosclerose.
Como o estresse oxidativo ocorre?
Em geral, os radicais livres são eliminados pelo sistema antioxidante natural do corpo. Se esse sistema está sobrecarregado, os radicais livres danificam células e outras moléculas, originando aterosclerose, câncer, declínio mental e outros problemas de saúde.
O que sobrecarrega os antagonistas naturais dos radicais livres são a deficiência de vegetais, o excesso de estresse e a falta de exercícios.
Detecção
Não existe um exame laboratorial capaz de determinar o nível de estresse oxidativo de seu sistema circulatório, mas seu estilo de vida fornece pistas. O excesso de peso, a alimentação pobre em frutas, legumes e verduras, o tabagismo e a falta de exercícios aumentam o risco de estresse oxidativo.
Saiba o que acontece com seu corpo ao parar de fumar
Cuidado médico padrão para o estresse oxidativo
Suplementos vitamínicos e minerais – incluindo os populares antioxidantes vitaminas A, C e E, betacaroteno e o mineral selênio – são usados com o objetivo de eliminar os radicais livres.
O problema é que sua eficiência ainda não foi comprovada. Um suplemento promissor é a coenzima Q10, que pode proteger os LDLs da oxidação.
Viabilidade do autotratamento
O autotratamento é bastante viável para a maioria das pessoas. Prefira os antioxidantes naturais: exercício, redução do estresse, frutas, legumes e verduras coloridas.
Corpo são, mente sã: veja como exercícios ajudam o psicológico
Mudanças alimentares fáceis que vão incrementar sua ingestão diária de antioxidantes incluem beber suco de uva e maçã em vez de refrigerante, adicionar brócolis a sua salada e consumir peixes. Saiba mais sobre alimentos antioxidantes aqui.