Descubra como o estresse emocional pode surgir em diversas fases da vida e aprenda a lidar com esse problema e ter mais qualidade de vida.
Thaís Garcez | 8 de Fevereiro de 2020 às 12:00
Toda fase da vida traz desafios e estresses específicos, das pequenas irritações cotidianas às grandes conquistas da vida, e em cada fase aumentamos ou modificamos nossas estratégias. Até bebês sofrem estresse emocional.
No entanto, segundo as pesquisas, os jovens adultos declaram nível mais alto de estresse e os idosos se consideram menos estressados. Isso ocorre, talvez, porque já tenham acumulado mais mecanismos de controle e, embora convivam com o luto e as doenças crônicas, estejam mais preparados para gerenciar as ocasiões estressantes da vida.
A verdade é que o estresse emocional não escolhe idade, e pode surgir em qualquer momento da vida. Portanto, saiba como identificá-lo e o que fazer para ter uma vida mais equilibrada e tranquila.
Pais: Manter a calma e dar apoio; comunicar-se; oferecer boa alimentaçãoe descanso suficiente; encontrar oportunidades de diversão para proteger o filho dos momentos negativos de dor ou conflito; ser realista sobre a capacidade do filho; criar normas de comportamento.
Pais: Dar apoio; escutar; observar sinais de sobrecarga nos filhos; incentivar uma vida saudável; aumentar a liberdade com limites.
Filhos e pais: Criar juntos as regras domésticas para reduzir a luta pelo poder.
Pais: Estabelecer limites claros para a ajuda financeira e, em casa, para outras contribuições (refeições e tarefas domésticas); oferecer compreensão e estímulo.
Jovem adulto: Fazer orçamento; comer bem, dormir bastante; exercitar-se; manter relacionamentos saudáveis.
Admitir os problemas; conversar com o parceiro; reduzir a carga de trabalho, estabelecer prioridades e gerenciar melhor o tempo; frequentar grupos de apoio para problemas específicos; buscar orientação familiar, conjugal, financeira, profissional; recorrer aos amigos.
Um bom planejamento para se manter ativo física, mental e socialmente: hobbies, viagens, novas redes sociais; participar de grupos ou clubes, mudar-se para “condomínios” de aposentados; passar mais tempo com jovens e familiares; fazer trabalho voluntário ou comunitário; aproveitar a liberdade para estar com amigos e familiares; comer bem e fazer exercícios.
40 dicas para manter o bem-estar e deixar o estresse de lado
15 técnicas de relaxamento para dias difíceis
Burnout: especialista dá dicas de como evitar o problema
Estresse pode afetar a sua saúde bucal de forma impressionante; entenda
10 passos para recuperar seu equilíbrio emocional
Estresse crônico também pode afetar os rins, diz especialista