Estresse crônico também pode afetar os rins, diz especialista

Além de ser uma das causas de enfermidades mais graves, como as doenças cardiovasculares, o estresse também pode afetar os rins; saiba mais!

Redação | 26 de Julho de 2022 às 14:00

Prostock-Studio/iStock -

O estresse é considerado por muitos especialistas como o mau do século. Estima-se que ele atinja cerca de 90% da população mundial, em diferentes idades e contextos sociais. O esgotamento emocional motivado por este problema está bastante ligado a problemas comuns de saúde, como o envelhecimento precoce e doenças de pele. Além de ser uma das causas de enfermidades mais graves, como doenças cardiovasculares, metabólicas e também ser um fator determinante para problemas renais.

De acordo com a médica nefrologista Dra. Caroline Reigada, especialista em medicina intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira, a relação entre estresse e problemas renais ainda é pouco conhecida. Entretanto, trata-se de um dos fatores mais relevantes para atestar um diagnóstico que contém maior gravidade.

Leia também: Sinais silenciosos que podem indicar estresse

De acordo com a médica, o verdadeiro problema é desenvolvido quando o paciente apresenta um quadro de estresse crônico, o qual provoca reações exacerbadas no organismo, resultando na liberação em excesso de substâncias prejudiciais para diversos órgãos, especialmente os rins.

Como o estresse pode afetar os rins?

O estresse crônico desencadeia a liberação do fosfato em excesso pelos rins, causando diversos prejuízos. (Imagem: Staras/iStock)

Em situação de estresse, o cérebro estimula os nervos das glândulas adrenais para a secreção do cortisol. Isso causa um aumento na pressão arterial e no nível de açúcar no sangue.

Apesar de ser uma resposta do cérebro para proteger o corpo em uma situação de aparente perigo, essa reação, quando em excesso, provoca a excreção da substância fosfato pelos rins em níveis fora do padrão. Isso pode levar a algumas consequências, como: fraqueza muscular, prejuízos na composição óssea e no funcionamento dos rins.

Leia também: 6 sintomas de imunidade baixa que você precisa reconhecer

Segundo a Dra. Caroline Reigada, como um dos órgãos mais importantes, por manterem diariamente inúmeras unidades de filtragem de sangue do seu corpo, seus rins são propensos a problemas relacionados com a circulação sanguínea e os vasos sanguíneos.

Além do estresse, condições como pressão alta e açúcar elevado no sangue podem sobrecarregar os rins e alterar o seu bom funcionamento.

Quando o estresse se torna perigoso

Pessoas que sofrem de pressão alta, diabetes ou problemas de coração precisam de cuidados extras. (Imagem: Tetiana Soares/iStock)

Existe um ponto de alerta para alguns pacientes. Pessoas que possuem pressão alta, diabetes ou doenças cardiovasculares estão mais propensas de desenvolver doença renal.

“Se você já tem doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos e doenças renais, as reações do corpo ao estresse podem se tornar cada vez mais perigosas”, explica a Dra. Caroline Reigada. 

De acordo com a médica intensivista, o cansaço excessivo físico e mental proveniente do estresse também causa prejuízos aos órgãos vitais.

“Exaustão, dificuldades em lidar com situações desafiadoras, sensações negativas e baixa produtividade são alguns dos sintomas do estresse crônico. Em paralelo, há o comprometimento do funcionamento de órgãos vitais em função do descontrole hormonal causado pelo desequilíbrio nos níveis de cortisol, secretados pelas glândulas adrenais, localizadas uma sobre cada rim”, enfatiza a Dra. Caroline.

Para a prevenção da saúde física e mental, é imprescindível o equilíbrio das emoções que causam estresse, especialmente quando os sintomas do esgotamento mental se apresentam de forma diária ou frequente.

“Qualquer pessoa que tem por objetivo prevenir doenças cardíacas ou renais, ou melhorar a saúde enquanto convive com alguma dessas doenças, deve buscar formas de gerenciar o estresse. Essa é uma parte importante da manutenção de sua saúde geral”, conclui a médica.

Agora que você já sabe como o estresse pode afetar os seus rins, descubra algumas dicas de como combater este problema.