Estomatite: conheça as causas, sintomas e tratamentos

Comum em crianças, a estomatite também pode acometer jovens e adultos. Para entender mais sobre esta doença, separamos as principais causas e tratamentos.

Juliana Goes e atualizado por Rafaella Gazzaneo | 1 de Outubro de 2019 às 10:00

DragonImages/iStock -

Lesões na garganta, aftas, dor ao engolir e salivação em excesso. Se você apresenta um desses sintomas, saiba que você pode estar com estomatite. Para ajudar a descobrir as causas, sintomas e tratamentos, separamos um guia sobre a doença.

Muito comum em crianças, segundo o Ministério da Saúde, a estomatite acomete também jovens e adultos. No entanto, como toda doença, é necessário o diagnóstico de um médico para o tratamento adequado.

Leia também: Como lidar com 9 problemas de estômago.

Mas alguns sintomas, como aftas, podem revelar o início da inflamação, que também pode ser evitada. Antes de tudo, é preciso entender a doença. Segundo especialistas, ela ocorre a partir de um primeiro contato com o vírus da herpes simples.

Por isso, as crianças são as mais afetadas. Para entender mais sobre esta enfermidade, abaixo listamos os principais sintomas, assim como tratamentos e meios de prevenção. Confira!

Conheça as causas da estomatite

Herpes simples  

Uma das principais causas da estomatite é a herpes simples. O vírus pode ser transmitido por contato para as mucosas dos olhos, nariz e órgãos genitais. Locais do corpo em que haja escoriações também podem ser uma porta de entrada para o herpes. 
Apesar da doença ser mais comum em crianças, os jovens e adultos, que não tiveram contato a herpes simples, também podem ser afetados. 

Vírus Coxsackie  
A estomatite também pode surgir com o vírus Coxsackie, que habita normalmente o sistema digestivo e pode causar a doença. 

Xerostomia  
Pacientes com xerostomia (doença da boca seca) podem ter predisposição à estomatite. Isso ocorre porque a produção de saliva protege a mucosa oral e evita o surgimento da doença. 

Tabagismo 
Neste caso, fumantes têm chances de serem acometidos pela estomatite nicotínica. Neste caso, a doença causa uma lesão específica relacionada ao uso do fumo. 

Imunidade baixa  
Pacientes debilitados e que apresentam imunidade baixa podem ter problemas de estomatite. 

Uso de aparelhos ortodônticos e mais  
Aparelhos ortodônticos, o  hábito de morder bochechas ou de respirar pela boca, além do uso de mamadeiras também podem causar a estomatite. 

 

Sintomas da estomatite  

Manchas vermelhas  
A vermelhidão na gengiva pode ser um dos sintomas da estomatite. Em alguns casos, as manchas também podem surgir na garganta. 

Salivação excessiva  
Outro sintoma comum da estomatite é a salivação excessiva. 

Dor ao engolir ou ao comer  
Pessoas com estomatite costumam sentir dores ao engolir ou comer. 

Aftas  
Em alguns casos, pessoas com estomatite apresentam úlceras dolorosas na boca de forma repetida. Este quadro é chamado de estomatite aftosa e pode apresentar aftas maiores ou menores. 

Febre  
Em casos mais graves, pessoas com estomatite podem apresentar febre entres os sintomas. 

Tratamento e prevenção da estomatite  

Remédio  
Para aliviar as dores, muitos médicos recomendam o uso de analgésico séptico ou medicamento antiviral. 

Alimentos adequados  
Uma das formas de amenizar os sintomas é comer alimentos mais macios ou, de preferência, líquidos. Desta forma, o paciente evita maiores danos, favorecendo a cicatrização. 

Hidratação  
Pessoas com estomatite devem manter a hidratação, bebendo muita água, para que não haja a desidratação. 

Higienização  
Não há uma forma de prevenção 100% eficaz, mas uma boa higiene pode evitar a doença. Neste caso, o indicado é manter os objetos levados à boca sempre higienizados e evitar dividir talheres com outras pessoas. 

Escovar os dentes  
Uma forma de prevenir a estomatite é mantendo a boca sempre limpa. Por isso, a higienização oral pode colaborar na prevenção da infecção. 

Diagnóstico da estomatite 

Segundo o Ministério da Saúde, o diagnóstico considera a aparência e a localização das lesões, assim como os sintomas. Em alguns casos, pode ser necessário realizar exames laboratoriais para identificar o tipo do vírus e possíveis causas da doença. 

Leia também

Conheça os benefícios do bicarbonato de sódio para a saúde

Estudo aponta alta eficácia de nova técnica para perda de peso

Como lidar com 9 problemas de estômago

O que é gastrite e como evitar?

Gastrite: causas, sintomas e tratamentos

Chá de boldo: modo de preparo e benefícios