Uma dieta desequilibrada com excesso de doces, pode trazer muitas complicações para sua saúde, como por exemplo, o desenvolvimento de diabetes. No entanto, uma dieta com pouco açúcar também pode trazer prejuízos. Por isso, é importante se atentar para sempre manter a glicemia equilibrada.
Leia também: O que é índice glicêmico e como ele interfere em sua saúde
Sendo assim, reunimos algumas boas dicas que irão te ajudar a fazer uma boa manutenção da sua glicemina. Dessa forma, você poderá ter uma vida mais tranquila.
Cuidados que ajudam a manter sua glicemia equilibrada
A glicemia elevada é um assunto que merece nossa atenção. Sabemos que o açúcar faz parte do nosso cotidiano, assim, fica muito difícil resistir a ele. Seja em forma de biscoitos, brigadeiros, bolos ou outras tentações, ele está sempre lá. Entretanto, as dicas que reunimos aqui poderão te ajudar a manter sua glicemia equilibrada.
Além disso, vale dizer que mesmo seguindo as dicas abaixo, é importantíssimo que você encontre um tempo na sua agenda para introduzir exercícios físicos benéficos para todas as idades, porque isso auxilia muito em reverter os males do açúcar no sangue, antes que surjam maiores complicações.
1. Reduza os alimentos ultraprocessados
Você sabia que os alimentos ultraprocessados prejudicam a sua saúde? Pois é, sabemos que sorvetes, pizzas, refrigerantes, biscoitos e companhia são verdadeiras maravilhas do sabor. Contudo, os alimentos processados possuem altos teores de gordura e açúcares. Fora isso, geralmente não têm fibras, logo, retardam a estabilização do nível de glicose no sangue.
Portanto, se você os consome com frequência, busque evitá-los. Reduza seu consumo substituindo seu alimento processado por alimentos integrais, como frutas secas e castanhas.
2. Introduza mais fibras na sua dieta
Os alimentos ricos em fibras deixam menos espaço para os abundantes em gorduras e calorias. Além disso, são excelentes fontes de vitaminas e minerais que ajudam no bom funcionamento do organismo. Desse modo, os alimentos ricos em fibra são ótimos na prevenção de diversas complicações e ajudam a manter a sua saúde.
Leia também: 21 maneiras de incluir mais fibras na alimentação
Porém, se você não sabe ao certo quais são os alimentos ricos em fibra, ou como introduzi-los na sua dieta. Relaxe. A nutricionista Renata Cassar dá ótimas dicas de como aumentar o consumo de fibras e, de quebra, tira algumas dúvidas sobre a função das fibras no corpo.
3. Com ajuda de um nutricionista, realize o jejum intermitente
Segundo um estudo conduzido por pesquisadores chineses, publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, informou que o jejum intermitente possui bons resultados no sentido de controle do diabetes tipo 2.
4. Consuma mais gorduras saudáveis
Há muitos mitos e verdades sobre a gordura. Para muitas pessoas, ela é uma vilã da alimentação, porém, outros entendem que ela é boa para saúde. Mas o fato é que, a gordura está nos dois lados da moeda. Por isso, é importante descobrir quais são os tipos de gordura.
Leia também: 13 fontes de gordura boa e como consumi-las
Assim, é possível evitar a gordura refinada (trans e óleos vegetais). Portanto, aposte na introdução de castanhas, azeites, salmão etc.
5. Beba muita água
O hábito de beber água é importante para o corpo humano. Pois ajuda na eliminação do excesso de açúcar do sangue. Assim, quem tem o hábito de beber água entra na lista de pessoas com menos riscos de desenvolver a hiperglicemia. Ou seja, o alto nível de glicose no sangue.
6. Exercício físico regular
De acordo com as Diretrizes da OMS sobre Atividade Física e Hábitos Sedentários (2020), a prática regular de atividade física traz diversos benefícios para o corpo. Fora isso, a prática regular de exercício previne e auxilia na administração de problemas cardíacos e outras complicações como a diabetes tipo 2 e até doenças como o câncer.
Leia também: Saiba quanto tempo de atividade física você precisa segundo a sua idade
Não obstante, também é capaz de reduzir sintomas de depressão, controlar a ansiedade e servir como boa ferramenta de amadurecimento da sua concentração. E se você não sabe ao certo o que fazer, não é preciso entrar em pânico, porque o personal André Messias traz boas dicas de como encontrar a sua atividade física ideal.
Gostou do conteúdo? Então não deixe de nos acompanhar no Facebook, Instagram e Twitter para ficar por dentro de mais dicas e novidades para ajudar na manutenção da sua saúde.