Será que você está tomando banho da forma correta? Conheça os lugares que você não pode esquecer de lavar.
Um estudo publicado em setembro de 2023 na revista Frontiers in Microbiology revela que áreas frequentemente negligenciadas durante o banho, são mais propensas ao acúmulo de germes prejudiciais à saúde. A pesquisa da Universidade George Washington, liderada pelo professor Keith Crandall, investigou a chamada "hipótese da avó", que afirma que a lavagem dessas partes do corpo pode ajudar a prevenir doenças: conselhos dados por inúmeros vovôs e vovós ao redor do mundo.
O diretor do Instituto de Biologia Computacional da GW decidiu então investigar a composição do microbioma da pele, ou seja, o conjunto de micróbios que habitam o corpo humano. Para testar a hipótese defendida pela avó, a equipe liderada por Crandall analisou os germes nas áreas úmidas, secas e oleosas da pele. Entenda tudo sobre o estudo abaixo.
Você também pode se interessar:
Conheça mais sobre estudo e saiba se você toma banho da forma correta
O estudo envolveu 129 estudantes da GW, que coletaram amostras de diferentes áreas da pele, incluindo pontos úmidos, oleosos, secos, como panturrilhas e antebraços. Após extrair e sequenciar o DNA das amostras, os resultados confirmaram a hipótese da avó.
Os cientistas descobriram que áreas frequentemente lavadas, como antebraços e panturrilhas, apresentam um microbioma mais diversificado e saudável. Em contrapartida, as áreas menos lavadas acumulam germes prejudiciais, com bactérias comuns em ambientes aquáticos e úmidos.
Quais são as áreas mais "sujas"?
As áreas afetadas, como as regiões oleosas (atrás das orelhas) e úmidas (entre os dedos dos pés e o umbigo), podem gerar odores desagradáveis devido ao papel dos germes em decompor matéria morta e, às vezes, na fermentação de bebidas.
O autor principal do estudo, Keith Crandall, destaca que o acúmulo desses germes prejudiciais pode levar a doenças como eczema, que causa erupções cutâneas e coceira, e acne, devido ao desequilíbrio no microbioma da pele.
Como tomar banho do jeito certo?
Para evitar esses problemas, Crandall recomenda seguir a orientação da avó: lavar cuidadosamente todas as partes do corpo durante o banho, incluindo áreas frequentemente esquecidas. Adotar hábitos de limpeza mais completos pode melhorar a qualidade dos micróbios na pele e, consequentemente, sua saúde.
Fonte: MSN e Terra.
Gostou do nosso conteúdo? Confira também: Saiba tudo sobre o medicamento que promete retardar o envelhecimento.