Com as nail arts em alta, essa dúvida voltou à tona. Descubra a verdade!
Unhas bonitas não dizem respeito apenas aos cuidados sobre elas, mas também às cores! Um esmalte de arrasar é fundamental para compôr o look, afinal, 2023 é a prova de que as nails arts chegaram para ficar no universo da beleza. Porém, diante o "boom" da esmaltaria, uma antiga polêmica voltou à tona e preocupou as aficionadas por unhas: esmalte dá câncer?
Não é de hoje que essa dúvida ronda a mente das pessoas, afinal, se pararmos para pensar objetivamente, esmaltar as unhas é cobrí-las com tinta feita a partir da mistura de ingredientes químicos. Mas nada de entrer em desespero antes de saber a opinião de um especialista!
Esmalte dá câncer? Conheça a opinião de especialistas sobre a polêmica
Em 2020, uma pesquisa feita pela PROTESTE, a Assosiação Brasileira de Defesa do Consumidor, divulgou uma pesquisa preocupante: ao analisar 12 esmaltes das 3 marcas vendidas do país (Colorama, Impala e Risqué), 7 apontaram a presença de substâncias nocivas à saúde. No entanto, ainda que prejudiciais, elas não são proibidas no Brasil ou apresentaram danos a alguma pessoa.
Em entrevista ao portal Cláudia, Carlos Comfort, na época técnico da PROTESTE, alertou sobre os riscos e pontuou seus possíveis danos à saúde.
"Nessa concentração, os produtos não são cancerígenos, mas se usar toda semana, em longo prazo, a pessoa pode ter reações, como desenvolver alergias, irritações ou coisas mais sérias."
Ao mesmo site, Sara Bragança, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, também alertou sobre o que a composição dos esmaltes pode causar.
"Conforme o tipo de contato, as reações a essas substâncias mudam: no caso de inalação, por exemplo, pode irritar o nariz, olhos e aparelhos respiratórios. Em contato com a pele, pode causar dermatites e irratações."
As substâncias em questão, consideradas cancerígênas na Europa são: furfural, nitrotoluene, tolueno e dibutylftalato, proibida no velho continente.
Outra dúvida bastante pertinente é se as unhas precisam respirar, você sabe a resposta? Não? Então confira aqui! E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais.