Costumamos temer o envelhecimento, mas há diversos bons motivos para celebrar as primaveras acumuladas. Confira 10 deles!
Redação | 4 de Junho de 2019 às 10:00
Você experimentou um sentimento de pesar em seu último aniversário? Acha que o seu envelhecimento é uma coisa negativa? Então presta atenção nessa matéria! Abaixo, Oferecemos 10 motivos que vão provar que os mais velhos não têm nada a temer – mas tudo para aproveitar!
Confira 10 razões para você deixar as neuras do envelhecimento de lado e receber bem o passar dos anos. Com consciência, você é capaz descubrir os segredos de como envelhecer bem e prolongar por muitos anos a boa saúde e bem-estar. Portanto, confira boas razões para não temer a idade!
A expectativa de vida vem subindo de maneira constante nos últimos cinquenta anos, segundo dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Talvez o mais importante seja a possibilidade de atravessarmos um número maior de anos sem perdas graves de capacidade física ou mental.
As pessoas com mais de 40 anos são os membros mais ricos da sociedade. Segundo o IBGE, no Brasil, o pico da riqueza ocorre entre 45 e 49 anos. Já a segunda faica mais rica vai dos 55 aos 59 anos.
Os anunciantes costumavam se concentrar nos consumidores jovens. Mas agora estão repensando essa estratégia. Uma pesquisa do Data Popular, em parceria com o Instituto Opinião, mostrou o potencial de consumo dos brasileiros com 60 anos ou mais, cujo rendimento atingiu R$446bilhões em 2013.
Após os 60 anos você passa a ter direito a uma série de benefícios: descontos de pelo menos 50% nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer, bem como o acesso preferencial aos respectivos locais, direito à gratuidade no transporte público e direito a descontos de até 50% em hotéis.
Leia também: A luz no fim do túnel dos superendividados
Quem é aposentado ou não tem mais filhoes em idade escolar pode tirar férias na baixa temporada e frequentar as sessões de cinema mais baratas. Que tal? Para saber mais acesse o Estatuto do Idoso!
O cantor canadense Leonard Cohen passou os meses anteriores ao seu 79º aniversário numa turnê triunfal pela Europa. Mick Jagger pulou pelo palco do Festival de Glastonbury, berrando os maiores sucessos dos Rolling Stones, poucas semanas antes de fazer 70 anos.
E, para cada astro do rock ainda ativo nos palcos, há milhares de contemporâneos seus dançando na plateia. Hoje, pessoas de mais de 50 anos tem a mesma probabilidade dos mais novos de praticar atividades esportivas regulares.
O nível de divórcios está subindo no Brasil. Assim, há muitas pessoas de 50 a 60 anos de idade ou mais disponíveis, saudáveis, animadas... e em busca do amor. As agências de namoro pela internet dedicadas a quem tem mais de 50 anos estão bombando.
Ter filhos é ótimo, mas é preciso lidar com fraldas, manhas crises de adolescência... os avós, por outro lado, desfrutam da alegria de ver as crianças crescendo, gozando da companhia e compartilham do seu amor sem a necessidade de encarar os problemas de responsabilidade dos pais.
É verdade que os mais velhos, na maioria, não passam o tempo todo no Twitter e no Facebook, como fazem os que têm menos de 30. Mas se assustam como as novas tecnologias muito menos do que se pensa.
Leia também: 10 filmes para repensar o uso de redes sociais e novas tecnologias
Hoje, a propriedade de computadores é um tiquinho mais alta na faixa de mais de 50 anos. Os mais velhos fazem compras pela internet, baixam músicas, filmes e seriados de TV e usam as mídias sociais para manter contato com a família e os amigos. A capacidade de fazer tudo isso sem sair de casa está transformando a vida deles.
Quanto mais idade temos, menos nos preocupamos com a opinião alheia, e enfim podemos dizer que pensamos. O envelhecimento traz uma certa segurança a respeito de quem somos, e isso é libertador.
Os jovens tendem a serem felizes e otimistas, mas ao entrarem no "mundo real", precisam lutar por empregos, encontrar parceiros, criar filhos... assim, sua felicidade caractéristica cai entre os 30 e 50 anos de idade.
Leia também: O que é positividade tóxica e como ela afeta sua saúde
Todava, depois dos 50 ela volta a subir. Segundo estudo da Universidade de Maastricht, em média as pessoas são tão felizes aos 65 anos quanto aos 25. E, quando param para pensar em todos os benefícios do ser velho hoje, provavelmente ficam ainda mais felizes.
Além desses argumentos para não temer o envelhecimento, descubra as verdades e mitos sobre o envelhecimento e saiba como melhor sua qualidade de vida em idades mais avançadas! Gostou do conteúdo? Então não deixe de nos seguir no Facebook, Instagram e Twitter para ficar por dentro de mais curiosidades.