Segundo a esposa, o jornalista Maurício Kubrusly vive há sete anos com a demência frontotemporal.
A esposa do jornalista Maurício Kubrusly, Beatriz Goulart, deu um relato emocionante na prévia do documentário que retrata a vida do repórter que vive com demência frototemporal.
Durante as imagens exibidas no Fantástico no último domingo (01), Beatriz revelou que o jornalista está diferente e esqueceu o nome de todos, exceto o dela. A matéria esclareceu também que a condição do jornalista, apesar de possuir semelhanças com o Alzheimer, trata-se de uma doença distinta.
Você também pode se interessar:
Entenda a diferença entre o Alzheimer e a demência frontotemporal
Demência é um termo geral que abrange diferentes condições associadas à diminuição da função mental de uma pessoa. Portanto, pode ser causada por diversos problemas, entre eles o Alzheimer e a demência frontotemporal.
O Alzheimer é caracterizado pela degeneração do tecido do cérebro, incluindo a perda de células nervosas e a acumulação de uma proteína anormal chamada beta-amiloide. Os principais sintomas são a perda de memória, desorientação e mudanças na personalidade.
Já a demência frontotemporal ocorre quando há a degeneração do lobo frontal e lobo temporal do cérebro. Os sinais mais comuns são a mudança na personalidade e no comportamento e problemas com linguagem. No entanto, a memória não é tão afetada quanto no caso do Alzheimer.
De qualquer maneira, ambos os diagnósticos demandam cuidado e medidas de segurança e apoio, de forma a controlar os sintomas. Além disso, vale lembrar que alguns hábitos ajudam a reduzir o risco de desenvolver demência.
O diagnóstico de Maurício Kubrusly foi revelado em 2023 também no Fantástico, programa para o qual o jornalista dedicou décadas. O quadro "Me Leva Brasil" ficou 17 anos no ar e rendeu quase 300 reportagens. O documentário "Kubrusly - Mistério Sempre Há de Pintar por Aí" estreia na próxima quarta, 04 de dezembro, no Globoplay.