A influenciadora Isabel Veloso ficou conhecida por falar sobre seu câncer e está em cuidados paliativos, saiba o que isso significa.
Depois de surpreender o público com o anúncio de sua gravidez, a influenciadora Isabel Veloso continua sendo alvo de muitas especulações e questionamentos. Isso porque ela afirma que está em cuidados paliativos, porém muitos não sabem o que esse termo significa.
E se você é uma dessas pessoas, entenda agora o que são os cuidados paliativos com pacientes oncológicos e para que eles servem.
Leia também:
O que são os cuidados paliativos para quem tem câncer
Para o Instituto Nacional de Câncer, cuidados paliativos são medidas tomadas por uma equipe multidisciplinar para melhorar a qualidade de vida e aliviar complicações e sintomas estressantes causados por uma doença que ameace a integridade do paciente ou pelo seu tratamento agressivo.
Assim, eles englobam uma série de questões desde a diminuição da dor a criação de um sistema de apoio para ajudar o paciente oncológico e sua família. Esta abordagem é indicada para adultos, idosos ou crianças que têm uma doença grave, avançada ou incurável.
Além disso, a equipe normalmente é formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, farmacêuticos e também um representante espiritual. Logo, os profissionais trabalham em conjunto para garantir o máximo de conforto para o paciente.
Também podem receber cuidados paliativos pessoas com doenças cardíacas ou traumatismo craniano grave, pacientes que tiveram um AVC, pessoas com AIDS avançada, que estão em coma irreversível ou que possuem doenças genéticas ou doenças congênitas incuráveis, além do câncer.
É importante ressaltar também a necessidade de acompanhamento por profissionais, independente de estar lidando com algum problema de saúde ou não. Portanto, não deixe de consultar um médico caso note algo de diferente.
Não deixe de conferir: Existe diferença entre nutrólogo e nutricionista? Entenda as funções de cada um