Entenda o que é hérnia de disco, lesão que pode ser grave e incapacitar pessoas
Carol Peres | 24 de Julho de 2024 às 11:25
A três dias da abertura das olimpíadas, na última terça (23), a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou que o arremessador de peso Darlan Romani não participará dos Jogos Olímpicos de 2024. O atleta chegou a viajar para um camping de treinamento na Espanha, mas precisou voltar ao Brasil para receber tratamento pois sentiu dores na lombar. O tratamento não teve sucesso e Darlan precisará passar por uma nova cirurgia para corrigir hérnia de disco.
Mas afinal, essa lesão é tão grave a ponto de retirar o atleta de uma das competições mais importantes do mundo? Entenda agora.
A coluna vertebral é formada pelos ossos da coluna, que são chamados de vértebras, e discos entre elas que servem como amortecedores. Esses discos possuem uma camada resistente de fibrocartilagem por fora e seu interior é composto por um núcleo pulposo, que é mole e gelatinoso.
Quando uma pessoa é diagnosticada com hérnia de disco, isso significa que as vértebras comprimiram um desses discos, causando o rompimento de sua parte externa. Por sua vez, a ruptura do revestimento acaba comprimindo também a parte interior, o que leva a uma protuberância chamada de hérnia.
Assim, a protuberância pode comprimir, irritar e lesionar a raiz nervosa espinhal ou a medula espinhal e incapacitar a pessoa diagnosticada. Consequentemente, a hérnia de disco causa dor lombar e dor no nervo ciático, que se expande às nádegas, coxas, pernas e calcanhar. Além disso, provoca a sensação de formigamento e perda de força nos membros e pode até afetar o funcionamento da bexiga e do intestino.
Essa dor normalmente piora ao realizar movimentos, como tossir, rir, urinar ou evacuar, mas os sintomas variam de acordo com a área da coluna que foi afetada. Por isso o tratamento também é diferente em cada caso.
O tratamento é feito após o paciente ser avaliado e receber o diagnóstico de um ortopedista. Então o médico irá prescrever medicamentos, indicar fisioterapia ou cirurgia, nos casos mais graves. No entanto, bolsas de gelo ou térmicas e uso de analgésicos e anti-inflamatórios são medidas que podem ser aplicadas em casa para aliviar a dor.
Portanto, nem todos os casos precisarão de cirurgia como Darlan Romani. Mesmo assi, é essencial que você busque ajuda se sentir algum desses sintomas e seja tratado o mais rápido possível. Caso note algo de errado em seu corpo, é muito importante entender os sinais! Veja também os sintomas de deficiência de vitamina C e fique ligado para mais dicas de saúde.
Fontes: CNN Brasil, TuaSaúde e Manual MSD
Ioga para os olhos: conheça os exercícios que podem eliminar o uso dos óculos
6 partes do corpo que você pode viver sem
Nariz ressecado no inverno? Saiba como reveter esse quadro
Saiba tudo sobre o medicamento que promete retardar o envelhecimento
Aneurisma: veja o que é a doença de Otaviano Costa
Medicamentos Similares Intercambiáveis: saiba o que é