A fibrose pulmonar é um perigoso distúrbio que afeta muitas pessoas. Entenda o que é, causas, sintomas e tratamentos.
Na última terça-feira (3), morreu em Fortaleza a cantora e compositora de forró Rita de Cássia. Rita estava internada desde 1º de janeiro, fazendo tratamento contra uma fibrose pulmonar. Em suas últimas postagens, Rita já aparecia com a voz fraca, em consequência das cicatrizes deixadas pela doença.
Para conhecer e entender melhor o que é a fibrose pulmonar, suas causas, sintomas e possíveis tratamentos, confira a matéria.
Leia também: DPOC: doença pulmonar será uma das mais letais até 2030
O que é fibrose pulmonar?
Para entender o que é a fibrose pulmonar, primeiro é necessário saber que o pulmão é um órgão flexível. Ou seja, ele é capaz de expandir e encolher para garantir a respiração.
Sabendo isto, pode-se explicar a fibrose pulmonar. Ela se trata de um distúrbio com danos irreversíveis que impede a passagem de oxigênio para a corrente sanguínea. Isso pode acontecer quando o pulmão, depois de passar por diversos danos, sofre alterações que prejudicam as trocas gasosas do corpo.
Quais são as causas da fibrose pulmonar?
A síndrome da fibrose pulmonar possui muitas causas. Entre elas, estão:
- Doença pulmonar ocupacional
- Doenças autoimunes como artrite reumatoide, lúpus e esclerose sistêmica
- aspergilose broncopulmonar alérgica (uma resposta pulmonar alérgica a um fungo comum e frequente em pacientes asmáticos)
- alguns medicamentos como a amiodarona (usada em Cardiologia), o imunossupressor metotrexato e algumas substâncias contra o câncer
Quais são os sintomas da fibrose pulmonar?
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará, os sintomas da fibrose pulmonar são:
- Tosse seca
- Dispneia progressiva (falta de ar)
- Cansaço agravados mediante esforços e a prática de atividades físicas
- Perda de apetite
- Perda de peso
- Dores ligeiras no peito
- Refluxo gastroesofágico
- Alargamento e arredondamento das pontas dos dedos das mãos ou dos pés
Prevenção e tratamento
Como citamos anteriormente, a fibrose pulmonar possui lesões que não podem ser revertidas. Porém, fazendo o tratamento para doenças de base ou se afastando de agentes causadores da doença, existe a possibilidade de desaceleração do processo.
Existem algumas opções disponíveis para ajudar a controlar o impacto da fibrose pulmonar em paralelo aos medicamentos específicos para o seu tratamento. É indicado, por exemplo, que os pacientes façam fisioterapia, suplementação de oxigênio, exercícios de reabilitação pulmonar e, principalmente, que se previnem contra doenças paralelas, como gripes. Para isso, é importante estar sempre com a caderneta de vacinação atualizada. Confira o calendário vacinal para idosos:
Atenção: Esta matéria tem caráter informativo e não substitui a consulta médica especializada. Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico.