Você já ouviu falar em bioimpedância? Saiba tudo sobre o exame que avalia a quantidade de massa muscular e gordura corporal.
Marina Estevão | 7 de Agosto de 2020 às 12:30
Você já ouviu falar em bioimpedância? O exame mede a quantidade de gordura e músculo no corpo, além de oferecer outras informações como taxa metabólica basal e a medida de água no corpo, gerando informações mais precisas sobre o estado nutricional do paciente.
Vamos conhecer um pouco mais sobre esse exame tão completo!
A palavra científica refere-se a resistência do corpo à passagem de uma corrente elétrica. A gordura, os músculos e a água relacionam-se com essa passagem de eletricidade de formas diferentes. Essa variação gera índices confiáveis e precisos em um único gráfico, medindo a quantidade de cada um desses componentes para formar o peso total do corpo.
O exame de bioimpedância é realizado de forma simples, rápida e indolor. Pode ser feito com o auxílio de uma balança de bioimpedância, um monitor de mão ou em consultórios com o uso de eletrodos aplicados nas mãos e nos pés. O exame feito no consultório e a balança oferecem resultados mais precisos quando comparado ao aparelho de mão. Isso ocorre porque o aparelho de mão mede apenas a composição do tronco, braços e cabeça. Pode-se utilizar apenas de um dos métodos ou todos para obter um resultado completo.
Médicos, nutricionistas e profissionais de educação física podem realizar o exame em seus pacientes. Apesar de ser um exame simples, os valores podem variar bastante dependendo da especialização do profissional e da localidade onde você mora.
O exame pode ser aplicado em pessoas de diferentes faixas etárias. No entanto, ele não pode ser feito em gestantes e em pessoas com marca-passo.
Apesar de a bioimpedância ser um exame rápido e completo, é necessário tomar algumas medidas antes de realizá-lo:
No dia do exame, é preciso:
A bioimpedância pode gerar diversos cálculos e porcentagens sobre o corpo de um indivíduo. Eles são:
Pessoas que procuram emagrecer ou melhorar a saúde têm, geralmente, o auxílio de uma balança normal. Porém, a balança normal não oferece resultados precisos sobre a composição corporal total. Pode acontecer, eventualmente, de uma pessoa começar a malhar e seu peso aumentar.
Isso pode gerar frustração, mas na verdade o que aumentou não foi gordura, e sim massa muscular. A bioimpedância ajuda a dar um resultado preciso sobre esses índices, o que precisa ser trabalhado ou melhorado, a porcentagem de água no organismo, gordura, massa magra nos braços, pernas e tronco.
O ideal para acompanhar a progressão dos resultados é fazer o exame de bioimpedância uma vez por semana, no mesmo dia e horário. O método, se combinado com uma dieta balanceada, pode ajudar a gerar resultados positivos para a saúde.
O Índice de Massa Corporal (IMC) é um cálculo feito entre o peso x altura de uma pessoa, mas não é um exame preciso em relação a massa gorda do corpo. Além disso, não é levado em consideração o biotipo de cada indivíduo.
O exame de bioimpedância é um dos mais completos, que trazem mais informações nutricionais sobre cada tipo de pessoa. Leva em consideração fatores críticos que contribuem para a saúde, e o índice de cada parte do corpo de forma detalhada.
Por isso, a bioimpedância é o exame mais recomendado para um acompanhamento completo da saúde de um indivíduo.