Dados do G1 apontam que em 2023, pelo menos 2.000 pessoas morreram engasgadas no Brasil. Saber como se virar sozinho pode salvar a sua vida.
Luana Viard | 20 de Agosto de 2024 às 16:20
A ex-atleta Daniela Larreal Chirinos, 50, foi encontrada morta em seu apartamento em Las Vegas na última sexta-feira. As primeiras informações indicam que a causa da morte foi asfixia por engasgo. O exame de necropsia revelou a presença de alimentos nas vias aéreas da ex-atleta, confirmando que a morte foi causada por asfixia durante a alimentação.
Muitas vezes nos encontramos sozinhos e não sabemos como lidar com situação de engasgo. Por isso, selecionamos alguns passos importantes para você saber agir nesse momento delicado.
Você pode se interessar por:
Além de saber o que fazer em caso de emergência, é fundamental prevenir o engasgo. Adote hábitos alimentares seguros e esteja atento aos sinais de alerta. Evite comer rápido demais ou falar enquanto come, corte os alimentos bem pequenos e redobre a atenção com crianças e idosos.
Incline-se para frente e apoie-se em uma cadeira, pressionando a região abdominal contra o encosto da cadeira. Essa ação pode ajudar a expulsar o objeto que está obstruindo as vias aéreas.
Posicione-se de forma que o objeto que está causando o engasgo fique acima do diafragma. Incline-se para frente e pressione a região abdominal contra a borda de uma mesa ou bancada.
Mesmo que você consiga remover o objeto, é importante ligar para o número de emergência (192) para verificar se não houve danos às suas vias aéreas e receber orientações médicas.
Leia também: Hábito comum para tratar doenças pode acabar com seu fígado; entenda
Surto de Mpox: veja as recomendações da OMS para proteger sua saúde
Moda perigosa! Sobreposição de biquínis pode causar problemas de saúde, alertam especialistas
Vírus sem cura causa anomalia congênita em bebê, entenda
Com 709 casos de Mpox no Brasil este ano, Ministério da Saúde convoca reunião
Entenda por que dica viral do TikTok para dormir melhor em avião é perigosa
Incluir antioxidantes na dieta melhora pele de mulheres com acne, diz estudo