Entenda os riscos desse procedimento que virou moda entre as famosas.
Luana Viard | 12 de Dezembro de 2023 às 14:00
Nas últimas semanas, um vídeo de desabafo da empresária Denize Alves, de 39 anos começou a viralizar. A capixaba comenta no vídeo sobre seu sofrimento ao ter o olho paralisado após aplicar botox na região. Ela já havia aplicado botox em outros períodos da vida, mas desde o dia em que realizou o procedimento, não consegue abrir um dos olhos.
Ela publicou o vídeo como forma de alerta, principalmente para suas seguidoras e afirmou que está realizando os procedimentos necessários para que o olho volte a ficar saudável e retorne a abrir. Porém, ela precisará de paciência, já que esses tratamentos podem levar cerca de 2 meses para surtir efeito.
De maneira geral, o botox não afetou a visão dela em si, mas atualmente a empresária não consegue abrir o olho sozinha e precisa usar as mãos para levantar a pálpebra paralisada pelo botox. O que era para valorizar a beleza dela, afetou a saúde de forma agressiva.
Ela comentou que fez o procedimento para a formatura do filho mais velho dela, três dias antes da comemoração. Um dia depois da festa, ela chegou a tomar um antialérgico, pois já tinha acordado com o rosto inchado e achou que pudesse ser uma alergia.
De acordo com a oftalmologista do CBV-Hospital de Olhos, Juliana Lasneaux, para o site metrópoles o efeito da toxina butolínica é, justamente, paralisar o músculo em que é aplicada. Dessa forma, o que pode ter acontecido com a empresária é que o produto tenha se difundido até os músculos responsáveis pelo movimento da pálpebra.
De forma geral, sempre precisamos buscar profissionais capacitados e confiáveis para realizar procedimentos estéticos. Ainda que o botox não seja considerado um método invasivo, podem acontecer desdobramentos desagradáveis como no caso da empresária Denize Alves.
Segundo o centro de dsenvolvimento em odontologia, os profissionais que possuem permissão de aplicar botox são enfermeiros, médicos, biomédicos, dentistas e farmacêuticos. Ou seja, se profissionais de outras áreas oferecem aplicação, você não deve aceitar e ainda que você escolha os que são de profissões permitidas, precisa analisar a segurança dessa decisão.
Inclusive, alguns profissionais apontam que o botox pode sim gerar alguns problemas, principalmente na região aplicada. Por exemplo,rosto paralisado, queda das pálpebras, assimetria facial ou contaminação por botulismo.
Em resumo, você precisa refletir sobre a necessidade de se submeter à esse procedimento e não agir de forma impulsiva, é necessário pesquisar sobre o profissional, os riscos e outras formas de resolver o detalhe estético que te incomoda.
O dermatologista, Dr. Claudio Wulkan publicou um vídeo no youtube explicando as possíveis complicações e riscos que o botox pode oferecer. Assista abaixo e entenda mais sobre o assunto.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais.