Saiba o que fazer em pequenas emergências

Pequenas emergências podem surgir a qualquer momento e você precisa saber como agir em tais situações.

Redação | 29 de Dezembro de 2019 às 12:00

- Imagem: LvNL / iStock

Pequenas emergências surgem e parece impossível resolver num primeiro momento, certo? Há uma distinção entre pensar rápido e agir rápido sem pensar. O segundo ocorre quando se entra em pânico. Fique preparado para as situações urgentes que podem acontecer em casa ou durante a viagem de férias. 

Veja também como agir frente a outras emergências.

1. Queimei o dedo numa panela

Aplique água fria e depois babosa.
Estamos presumindo que a sua queimadura seja de primeiro grau, isto é, que houve danos apenas na camada superficial da pele — que está vermelha e dolorida. 

Queimaduras graves exigem tratamentos mais sérios. Entretanto, se um toque momentâneo em algo quente causou a queimadura, lave a área queimada com água fria por cinco a dez minutos para aliviar a dor. 

Depois, aplique panos molhados e frios ou um saco de gelo enrolado numa toalha. Analgésicos comuns podem ajudar, e hidratantes à base de aloe vera (babosa) vão acalmar a pele. Queimaduras de primeiro grau não exigem cuidados médicos e saram em uma semana ou menos.

2. Eu me cortei com papel

Limpe e cubra o local.
Eles doem, mas pequenos cortes raramente são um problema, a não ser que infeccionem. Por isso, lave a área abundantemente, aplique um creme antibiótico e depois cubra o corte com um curativo adesivo. Cubra-o mesmo se não estiver sangrando porque você precisa proteger a área exposta contra os germes. O creme antibiótico deve ser reaplicado três vezes ao dia para uma boa proteção. O corte deve cicatrizar em alguns dias. 

3. Mordi a língua e está doendo

Lave com enxaguante bucal.
Todos fazemos isso, e todos nos sentimos idiotas por causa disso. Não há muito a fazer para acelerar a cicatrização de uma mordida na língua. Bochechar com enxaguante bucal antibacteriano vai ajudar a evitar que a ferida infeccione e aplicar uma pomada analgésica oral, caso você tenha uma, diminuirá a dor. Depois disso, seu trabalho é evitar morder a língua de novo. Como ela está inchada, tome cuidado ao mastigar. 

Os médicos recomendam comer alimentos pastosos até que o inchaço diminua. Como com qualquer corte, o inchaço vai diminuir em alguns dias e a língua estará curada em algumas semanas.

4. Meu filho está chorando porque tenho de tirar um curativo

Passe óleo para bebês.
Se tirar curativos faz seu filho se arrepiar, existe um modo menos doloroso de fazer isso. Molhe um chumaço de algodão em óleo para bebês e esfregue suavemente no curativo até que ele saia. Se você não tiver óleo para bebê à mão, qualquer óleo de cozinha ou óleo de banho vai funcionar. Veja também como tirar farpa sem sofrer.

5. Acabei de arrancar metade da minha unha

Corte-a e deixe quieta.
Se a parte arrancada foi a metade superior da unha e a base dela permanece no lugar, provavelmente não houve dano à pele que fica sob a unha, então você mesmo pode cuidar do machucado. Se não, consulte um médico.

Para tratar uma unha quebrada, pegue um cortador de unhas e apare a ponta da unha para evitar que ela agarre em algum lugar e quebre ainda mais. Lave as mãos e deixe a unha em paz. Colocar um curativo sobre ela não vai ajudar. Só vai reter a umidade, o que a fará amolecer e poderá desencadear uma infecção. Mantenha a unha seca e deixe-a crescer.

6. O nariz está sangrando

Aperte o nariz.
O nariz de muitas pessoas pode começar a sangrar por várias razões benignas. Se uma pessoa for idosa ou tiver uma doença séria, como cardiopatia, diabetes, hipertensão arterial ou algum problema de coagulação sanguínea, ligue para o médico quando o sangramento começar. Se não, é provável que não seja nada sério. 

Há um método simples recomendado por médicos para estancar o sangue: aperte com firmeza a parte mais mole do nariz. Se depois de 30 minutos o sangramento não tiver parado, procure o médico.

7. Um bom kit de primeiros socorros

Um kit de primeiros socorros deve deixar você preparado para qualquer emergência, como um corte profundo. Especialistas recomendam um kit mantido em uma caixa à prova d'água em um lugar seguro e de fácil acesso para os adultos.

8. Caiu um cisco no meu olho

Lave-o.
Sua tendência será esfregar o olho. Não faça isso. Você pode arranhar a córnea. Em vez disso, tente levantar gentilmente a pálpebra superior e colocá-la sobre a inferior. É provável que os cílios inferiores retirem o cisco de dentro da pálpebra superior. Pisque para tentar retirar o cisco. 

Se isso não funcionar, retire-o com água limpa usando um destes dois métodos: coloque a cabeça embaixo de uma torneira e deixe a água irrigar seu olho aberto, ou afunde a cabeça em uma bacia cheia de água e pisque rapidamente. Se os métodos falharem, mantenha o olho fechado e vá até o hospital ou procure o médico. Se permanecer no olho, o cisco pode arranhar a córnea.

9. Acho que vou desmaiar

Deite-se.
Muitos estímulos diferentes causam desmaios em pessoas suscetíveis. Algumas desmaiam quando têm as mãos muito frias. Outras, quando veem sangue. Em geral, o desmaio acontece quando os vasos sanguíneos se dilatam, reduzindo a pressão arterial e diminuindo o fluxo de oxigênio para o cérebro. Antes de desmaiar, as pessoas ficam pálidas, começam a suar e, normalmente, se sentem mal. 

Um antídoto imediato é se deitar. O objetivo é manter o coração e o cérebro no mesmo nível para que o sangue rico em oxigênio chegue ao cérebro com mais facilidade. Ao se deitar quando se sentir zonzo, você provavelmente conseguirá manter a consciência. Se não deitar, pode desmaiar e cair, além de correr o risco de machucar a cabeça.

 

10. Estou tonto

Deite-se.
Se você estava se exercitando e se sentiu tonto, procure ajuda médica imediatamente. Tontura durante qualquer tipo de exercício pode ser sinal de problema cardíaco. Se não, sentir-se tonto, assim como desmaiar, é comum. (Se acontecer mais de uma vez, consulte um médico.) 

Assim como quando sente que vai desmaiar, você deve se deitar para que o sangue flua para o cérebro. Se estiver com alguém, explique o que está fazendo para que a pessoa possa buscar ajuda caso a situação se torne uma emergência. Respire fundo e fique parado até se restabelecer por completo.

11. Como combater o calor

A cada ano, o aumento da temperatura global preocupa cientistas e muda a vida das pessoas em todo o mundo. Em especial nos países europeus, o calor tem sido um grande vilão, causando até mortes. 

Grande parte dos brasileiros já está acostumada com altas temperaturas, mas é preciso tomar certos cuidados para não cair nas armadilhas do calor excessivo. Siga estas dicas durante o verão: 

12. Meu filho está com brotoeja

Ache uma sombra. 

Brotoejas são erupções cutâneas causadas pelo calor e aparecem em dias mais úmidos e quentes, quando a pessoa, em geral uma criança pequena, sua muito. Elas são bolinhas vermelhas que aparecem no pescoço, na parte superior do peito, na virilha e na dobra dos cotovelos.

A solução mais simples para tratar a brotoeja é se refrescar. Encontre um lugar menos úmido e mais arejado. Para aliviar o desconforto, vista a criança com roupas leves e use pasta d'água; mas evite talco, pois a criança pode aspirar.

13. Como se manter seguro quando um raio cair

Uma tempestade de raios pode causar mortes. Se escutar trovões até cinco segundos depois de ver o relâmpago, você está na zona de raios. Lembre-se de que eles são atraídos por metal e água e que atingem coisas como árvores. Eis como você pode se manter seguro durante uma tempestade de raios. 

Se estiver fora de casa  

 Se estiver dentro de casa  


E aí, curtiu as nossas dicas? Então aproveite e confira também 8 dicas que vão tornar sua vida mais fácil!

Leia também

21 benefícios do sal que vão ajudar você além da cozinha

15 dicas para economizar ao lavar roupa

8 dicas de dermatologistas para cuidar da pele no verão

Google homenageia Jorge Lafond, intérprete de Vera Verão; relembre a trajetória do artista

Cores quentes e frias: saiba como usá-las na decoração

6 receitas para fazer na air fryer que são fáceis e rápidas