É verdade que chá de cúrcuma é proibido?

Saiba se chá de cúrcuma é proibido e o motivo por trás disso!

Thyago Soares | 18 de Março de 2024 às 08:00

Entenda se é verdade que o chá de cúrcuma é realmente proibido. - (Almaje / iStock)

A cúrcuma é classificada como um dos alimentos mais versáteis e benéficos! Popular na Ásia e conhecido pela sua cor amarela característica, a cúrcuma ou o açafrão-da-terra, podem trazer diversos benefícios para a saúde e também pode ser consumido de muitas formas, inclusive através de chá. Mas será que o chá de cúrcuma foi proibido? Vamos esclarecer isso para você.

Leia também: Benefícios do chá de camomila: saiba para que serve

É verdade que chá de cúrcuma é proibido?

Sim, o chá de cúrcuma é de fato proibido pela ANVISA! O órgão foi contatado pela coluna Claudia Meireles para elucidar os motivos pelos quais a cúrcuma, que também é conhecida como açafrão, está restrita apenas ao uso como especiaria. 

A ANVISA declarou: “O art. 5º da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 716, de 2022, que dispõe sobre requisitos sanitários do café, cevada, chás, erva-mate, especiarias, temperos e molhos, estabelece que as partes das espécies vegetais autorizadas para o preparo de chás são aquelas que constam no Anexo I da Instrução Normativa (IN) nº 159, de 1º de julho de 2022”. Confira a instrução normativa a qual o orgão faz referência!

Esse documento lista quais são as plantas e vegetais que podem ser utilizados na preparação de bebidas e chás, e a cúrcuma não consta nessa relação! Ainda em declaração para a coluna Claudia Meireles, a ANVISA pontua: “Assim, para que a cúrcuma seja autorizada para o uso de chás, é necessária a avaliação da Anvisa de que este vegetal pode ser usado de forma segura para o preparo de chás, a partir de documentação científica apresentada pela empresa interessada”.

Sobre o consumo da cúrcuma

Apesar do chá de cúrcuma não ser permitido pela ANVISA, a especiaria é usada como tempero e suplemento e pode oferecer uma série de benefícios para a saúde por possuir propriedades anti inflamatórias, para ajudar na digestão, combater o diabetes e reduzir o colesterol. 

Entretanto, é necessário fazer o consumo de até 8g da especiaria por dia para evitar efeitos colaterais, que podem ser náuseas, diarreia e alterações de ph. Saiba mais sobre o consumo da cúrcuma assistindo ao vídeo do Dr. Marco Menelau:


Gostou desse conteúdo? Confira também: 12 benefícios do chá de gengibre para a sua saúde
Aproveite e acompanhe a Seleções nas redes sociais! Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram e no Twitter.

alimentação saúde remédio chá Cúrcuma