Com esses remédios caseiros fáceis de fazer fica mais fácil dar fim às dores de garganta. Confira e acelere sua recuperação.
Thaís Garcez | 19 de Março de 2022 às 13:00
Às vezes, a dor de garganta surge do nada e tão de repente que a gente fica sem saber o motivo. Gripe? Resfriado? No entanto, na maioria dos casos basta um remédio caseiro, como os que ensinaremos a seguir, para aliviar as dores. Para prepará-los, não recorra a invencionices! Basta usar os produtos que você tem na despensa.
Leia também: Descubra qual é a causa da sua dor de garganta
Os ingredientes desta mistura matam germes, aliviam a dor e a mucosa irritada da garganta.
Faça este gargarejo doce e salgado, de ação levemente antisséptica e supersuavizante.
Uma maneira prática de se livrar da garganta inflamada é usar mel e tabasco.
Assim que sentir a garganta começar a incomodar, recorra ao vinagre, que tem ação germicida, para afugentar a infecção.
O que acontece é que a maioria dos germes não consegue sobreviver no ambiente ácido que o vinagre cria. Basta misturar ¼ de xícara de vinagre de maçã e ¼ de xícara de água morna e fazer um gargarejo de hora em hora.
Essa erva aromática contém elementos que combatem bactérias, vírus e fungos. Além disso, a sálvia é levemente adstringente, ajudando a desinchar a mucosa da garganta, podendo ainda diminuir a inflamação que causa as dores de garganta.
Entre os especialistas em ervas, a sálvia é considerada excelente ingrediente de gargarejos para dor de garganta. Veja como fazer: com uma colher de chá de sálvia seca, faça um chá com uma xícara de água fervente.
Cubra e deixe em infusão por 15 a 20 minutos, até a temperatura ficar tolerável para o gargarejo. Faça gargarejos quantas vezes forem necessárias.
O mel é usado como remédio para dor de garganta há milhares de anos. Mesmo os povos antigos sabiam que o mel tem ação antisséptica, trazendo alívio à mucosa inflamada e irritada da garganta.
Veja três maneiras de aproveitar ao máximo os benefícios curativos do mel:
Cuidado: jamais ofereça mel a bebês com menos de um ano.
Os curandeiros de tribos nativas da América do Norte e os chineses têm algo em comum: usam chá de hortelã para tratar dor de garganta. O motivo? A hortelã é rica em compostos que acabam com a inflamação, a dor e os germes.
Essa erva de sabor peculiar contém oito compostos anestésicos que oferecem alívio rápido (embora temporário) às dores de garganta. Para obter alívio, faça um chá bem forte de hortelã usando dois saquinhos da erva numa xícara de água fervente. Cubra e deixe esfriando até amornar; depois use como gargarejo.
Não faça gargarejo de chá de hortelã em crianças menores de dois anos.
Graças às suas propriedades bactericidas e analgésicas, a manjerona é muito usada na Europa para tratar vários problemas respiratórios e inflamatórios simples.
Um tratamento comum para dor de garganta e laringite é fazer gargarejo usando chá de manjerona adoçado com mel. Ponha uma colher de chá da erva seca numa xícara de água fervente. Deixe descansar por cinco minutos, escorra e depois misture com uma colher de chá de mel. Faça gargarejos conforme a necessidade.
A camomila combate inflamações e age como um sedativo leve, algo muito útil quando a dor de garganta nos tira do sério.
Por isso, faça um chá bem forte com quatro saquinhos de chá em dois copos de água fervente. Cubra e deixe em infusão por 10 minutos. Em seguida, faça gargarejo com metade do chá. À outra metade, junte o mel para adoçar e tome.