Saiba o que causa a dor na nuca e quando ficar em alerta.
Carol Peres | 24 de Setembro de 2024 às 10:54
A dor na nuca é um problema que atinge muitas pessoas, e pode ser causada por uma série de fatores, desde coisas simples a situações mais sérias. Nesse sentido, é fundamental prestar bastante atenção ao seu corpo e tentar descobrir a causa do incômodo, pois só assim é possível encontrar uma solução.
Portanto, para te ajudar nesse processo, nós te contamos as principais questões relacionadas à dores na nuca a seguir.
Leia também:
Veja alguns dos motivos por trás do sintoma e o que fazer em cada uma dessas situações.
Normalmente má postura é o principal causador da dor na nuca, isso porque ações como usar telas muito baixas, como um computador baixo ou o celular, e sentar de forma inadequada leva a esforços excessivos dos ligamentos dessa região. Nesse caso, é importante ter atenção ao sentar e também tentar usar os dispositivos a uma distância de 50 a 60cm e na altura dos olhos.
Estresse, ansiedade e transtornos do tipo ocasionam tensão muscular e, consequentemente, a dor na nuca. Para resolver esse problema é indicado buscar o relaxamento através de algumas atividades, e você pode usar também chás naturais.
A contratura muscular é uma situação delicada, e levou Wesley Safadão a cancelar um show em julho deste ano. Ela acontece quando há uma contração exagerada dos músculos, o mesmo para o torcicolo, que é uma contração na região cervical. Esses problemas causam bastante dor, que pode ser aliviada com repouso e compressas quentes.
No entanto, se o caso for mais grave e a dor não melhorar, é necessário consultar um médico para que ele prescreva medicamentos.
A dor na nuca pode ser um indicativo da pressão alta, e além do acompanhamento médico regular, ter cuidado com a alimentação e praticar exercícios já ajuda a reduzir o problema.
Por fim, a dor na nuca pode ser em decorrência de um desgaste da coluna, como hérnia de disco, artrite ou artrose. Nesses casos é ainda mais fundamental procurar um ortopedista, e adotar todas as medidas necessárias para aliviar os sintomas.
Se a dor permanecer por um longo período de tempo ou for acompanhada por outros sintomas, como febre, mal estar ou dor no peito, não demore em procurar um médico. Você pode ir em um clínico geral, que vai avaliar a origem do problema e te encaminhar para o especialista que vai solucionar seu caso.
Não hesite, pois a dor também pode ser um sinal de meningite ou aneurisma, que precisa de cuidados rápidos!
Não deixe de conferir: Colesterol alto? Estes 4 sinais na pele podem ser o alerta que você estava ignorando
Saiba o que fazer quando sentir câimbra e por que ela acontece
Boca seca? Saiba o que pode ser esse sintoma comum
OMS faz alerta para escassez de antídoto para veneno de cobra; entenda
Doença que fez Adriane Galisteu perder 60% da audição também pode causar zumbido e vertigem
Vanessa Lopes desabafa sobre acne; veja como a doença pode prejudicar a saúde mental
O que fazer se for picado por um escorpião? Casos aumentam em setembro