4 doenças típicas do verão para você ficar de olho e se cuidar

Doenças como viroses e a dengue são motivo de preocupação durante a época mais quente do ano.

Thyago Soares | 9 de Janeiro de 2025 às 11:34

As viroses e gripes são alguns dos maiores incômodos no verão. - dragana991 / iStock

As altas temperaturas, a chegada do verão e as mudanças climáticas súbitas acabam favorecendo o adoecimento e o surgimento de algumas condições de saúde. Por isso, é necessário ficar de olho em quais são as doenças típicas do verão, tal qual a dengue, para se prevenir.

4 doenças típicas do verão para você ficar de olho

Essas condições não são exclusivas da estação mais quente do ano, contudo, acabam sendo mais comuns durante o verão e justamente por isso, é necessário redobrar os seus cuidados durante os dias de maior calor.

1. Intoxicação alimentar

As doenças relacionadas à contaminação hídrica e alimentar, conhecidas como DTHA, podem provocar infecções no sistema gastrointestinal, a famosa intoxicação alimentar. Esses problemas surgem devido ao consumo de água contaminada ou de alimentos mal armazenados ou manuseados de forma inadequada, especialmente em temperaturas elevadas.

2. Viroses

No verão, o calor intenso e a maior concentração de pessoas em espaços públicos favorecem a propagação de viroses. Nessa época é comum ocorrer o aumento de casos de vírus respiratórios, gastrointestinais e até aqueles transmitidos por mosquitos.

3. Dengue

O clima quente e chuvoso cria condições ideais para o aumento de mosquitos transmissores de doenças como dengue, zika e chikungunya. As altas temperaturas trazidas pelo verão aceleram o ciclo de vida desses insetos, enquanto a água acumulada pelas chuvas facilita o desenvolvimento de seus ovos, resultando em um crescimento significativo nos casos de transmissão. Por isso, é necessário saber se prevenir contra a dengue.

4. Micoses

As infecções por fungos, conhecidas como micoses, são frequentes durante o verão, pois o calor e a alta umidade criam um ambiente favorável para sua proliferação. Essas condições aumentam o risco de infecção em áreas do corpo mais suscetíveis, como os pés, as virilhas e os espaços entre os dedos, especialmente quando há acúmulo de suor ou uso prolongado de roupas molhadas.

verão gripe dengue doenças calor doenças típicas de verão

Leia também

Vinho pode fazer bem para o coração, de acordo com estudo

Síndrome de Eagle: entenda as causas e sintomas da doença de Maria Casadevall

O que é o vírus Marburg, que tem alto potencial pandêmico e está preocupando autoridades