Você sabe o que é doença de Crohn? Esta doença inflamatória intestinal crônica afeta 10 milhões de pessoas mundialmente e demanda atenção.
Letícia Taets | 11 de Abril de 2021 às 13:02
Se para você diarreia, febre, fadiga e dor abdominal são condições frequentes, cuidado! Você pode ter a doença de Crohn, um tipo de doença inflamatória intestinal crônica que causa inflamação do trato digestivo. Por sua vez, esta inflamação pode gerar os sintomas mencionados acima, além de perda de peso e desnutrição.
A doença de Crohn pode envolver diferentes áreas do trato digestivo, espalhando-se geralmente para as camadas mais profundas do intestino. Assim, pode ser dolorosa e debilitante e pode levar a complicações com risco de morte se não for tratada corretamente.
Embora não haja cura conhecida para a doença de Crohn, os tratamentos corretos podem reduzir muito seus sintomas e desconfortos. E até mesmo causar remissão da inflamação.
Leia também:
As melhores dicas de especialistas para prevenir o câncer de intestino
Ainda não se conhecem as causas exata da doença de Crohn. Algumas das teorias mais aceitas pela comunidade científica afirmam que as causas podem ser hereditárias ou relativas ao mau funcionamento do sistema imune dos pacientes, como acontece com as doenças autoimunes.
Estudos comprovam, porém, que, fumantes e pessoas com dieta rica em gorduras e alimentos ultraprocessados têm mais chance de desenvolver a doença.
A doença de Crohn pode atingir qualquer parte do intestino delgado ou grosso. Também pode envolver vários segmentos diferentes: estômago, duodeno, íleo, cólon, reto, ânus.
Os sintomas da doença de Crohn podem variar de leves a graves. Em geral eles se desenvolvem gradualmente, mas às vezes aparecem de repente. Também pode haver períodos em que os sintomas não se apresentam – são os períodos de remissão. Quando a doença está ativa, os sinais e sintomas podem incluir:
Consulte seu médico se você tiver alterações persistentes nos hábitos intestinais. Ou se apresentar algum dos sintomas da doença de Crohn, como os citados acima. Ou ainda perda de peso súbita e inexplicável, surtos contínuos de diarreia que não respondem a medicamentos, ou febre por mais de dois dias.
O médico irá buscar informações através do histórico médico, familiar e com exame físico. Ele pode também encaminhar o paciente a um gastroenterologista. Esse especialista irá solicitar exames que confirmem o diagnóstico. Entre estes exames estão:
O tratamento para doença de Crohn inclui o uso de medicamentos como corticosteroides e aminossalicilatos, além de bastante atenção à alimentação. A dieta precisa ser balanceada e nutritiva, pois o corpo apresenta dificuldades para reter os nutrientes em virtude dos vômitos e diarreias constantes. Seguir estas orientações pode aumentar bastante o tempo de vida do paciente.
Em alguns casos, ainda, quando há complicações ou quando o paciente não responde adequadamente ao tratamento clínico, a cirurgia pode ser necessária.