Doença da Barbie: conheça a condição baseada na "boneca perfeita"

O corpo perfeito vendido pelo mundo da Barbie pode trazer consequência mais sérias do que pensamos! Conheça a doença da boneca.

Cadu Guarieiro | 17 de Novembro de 2023 às 13:30

A doença da Barbie é mais popular do que parece. - Imagem: Deagreez/iStock

É impossível fazermos uma retrospectiva do ano de 2023 sem citarmos "Barbie". Lançado em julho deste e dirigido por Greta Gerwig, o filme foi um sucesso de bilheteria e trouxe à tona um lado bastante problemático da boneca mais famosa do mundo: a perfeição.

A produção aborda um debate que vale ser levado em consideração que é o desejo de alcançar o padrão da boneca sem entender a diferença entre o mundo fantasioso projetado e o mundo real.

Leia também: Top 5 melhores produtos da Pink Cheeks de maquiagens para esportistas.

Em entrevista à Revista Veja, André Maranhão, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica do Rio de Janeiro, explicou os riscos sobre a projeção do fantástico mundo cor-de-rosa.

"É como qualquer paciente que chega com uma foto querendo se tornar outra pessoa, ou ter essa ou aquela característica de algum famoso. Toda cirurgia ou procedimento tem indicações precisas e limites para a estrutura corporal existente, qualquer solicitação fora disso precisa de uma abordagem mais detalhada do profissional e eventualmente aconselhamento psicológico."

Com os olhos no mundo maravilhoso da boneca, a pessoa pode acabar desenvolvendo o Transtorno Dismórfico Corporal, uma doença psiquiátrica capaz de fazer o paciente se enxergar de uma forma que não é, encontrando defeitos graves onde não tem, condição também conhecida como doença da Barbie.

"Graves lesões, por vezes irreversíveis, podem ser geradas, principalmente se caem em mãos não habilitadas para tratamentos estéticos. É preciso que se entenda, a medicina é muito ampla e trata de múltiplos órgãos e sistemas interligados, para se realizar qualquer tratamento há necessidade de conhecer os riscos e como resolver problemas de procedimentos mal sucedidos que ocorrem com qualquer um. Qualquer tecido humano mexido pode apresentar fibroses, distensões, desligamentos, que dificultam a reversão. Portanto, deve se ter parcimônia quando tratamos de transformações corporais irreais. Procedimento cirúrgico somente com cirurgião plástico", explicou Maranhão.

Tamanha é a influência da perfeição do brinquedo que alguns procedimentos estéticos surgiram inspirados na boneca, como é o caso do botox da Barbie.


E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

Doença cirurgia barbie estética transtorno corporal de imagem doença da barbie dismorfia corporal