Pesquisa revela que a adoção da dieta low carb pode ajudar na redução dos níveis de glicose e no controle eficaz do diabetes tipo-2.
Thyago Soares | 12 de Novembro de 2024 às 10:40
Segundo um estudo realizado pela Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, a dieta low carb pode ser uma opção eficaz para manter a glicose sobre controle, evitando a diabetes e danos para a saúde. De acordo com os pesquisadores, seguir essa rotina alimentar pode contribuir para reduzir o uso de medicamentos e até mesmo erradicar o uso deles, se o regime for seguido à risca.
No ensaio científico, que foi publicado no periódico The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, os pesquisadores descobriram que restringir a ingestão de carboidratos estimula a ação das células do pâncreas a produzirem e liberarem mais insulina.
Os cientistas apontam que pacientes que têm diabetes tipo 2 não são tão sensíveis à insulina, que é o hormônio responsável por controlar os níveis de açúcar no organismo. Os pesquisadores afirmam que parte dessa baixa sensibilidade se deve à ingestão de carboidratos.
Para chegar neste resultado, foram analisados 57 adultos diagnosticados com diabetes do tipo 2 leve, que não faziam o uso de insulina. Os indivíduos foram separados em dois grupos e acompanhados ao longo de 12 semanas.
Durante esses dias, um dos grupos foi orientado a seguir uma dieta low carb e rica em gorduras boas, já o segundo grupo, seguiu uma alimentação rica em carboidrato. Ao final de 3 meses, as pessoas do grupo que seguiu a dieta low carb apresentaram uma melhora de 22% na ação das células beta e na secreção de insulina.
“Pessoas com diabetes tipo 2 leve que reduzem sua ingestão de carboidratos podem ser capazes de interromper a medicação e desfrutar de refeições e lanches que são mais ricos em proteínas e atendem às suas necessidades energéticas”, declarou Barbara Gower, a principal autora da pesquisa, à imprensa.
A cientista ainda destacou que são necessários mais estudos a fim de determinar até que ponto uma dieta low carb pode restaurar a função das células e levar pacientes com diabetes tipo 2 à remissão.
Atriz de Friends faz desabafo sobre diagnóstico de esclerose múltipla
Estudo revela conexão entre alimentação na gravidez e autismo
Dieta crudívora: saiba o que é a dieta polêmica que Gisele Bundchen já seguiu
Cuidado! Esta dieta pode aumentar o risco de diabetes, aponta estudo
Dormir na hora errada engorda? Médico explica como a falta de rotina pode impactar até no peso
Você precisa conhecer a ferramenta poderosa para controle do diabetes tipo 2