É possível fazer dieta com filhos pequenos em casa?

Certa vez uma leitora me perguntou se era possível fazer dieta tendo filhos pequenos e apaixonados por doces em casa. “Tenho três filhos adolescentes, e

Julia Monsores | 24 de Outubro de 2019 às 17:00

monkeybusinessimages/iStock -

Certa vez uma leitora me perguntou se era possível fazer dieta tendo filhos pequenos e apaixonados por doces em casa.

“Tenho três filhos adolescentes, e minha cozinha é repleta de alimentos de que eles gostam: batatas fritas, refrigerantes, sorvete e todo o resto. Como posso blindar minha cozinha contra esse tipo de tentação?”

Não pode – não totalmente. Mas, com certeza, pode tornar sua cozinha mais adequada a você. Se seus adolescentes, ou filhos pequenos, são altos o suficiente para alcançar locais elevados, peça que mantenham os salgadinhos nas prateleiras superiores.

Dê exemplo para eles

Na geladeira, reserve uma prateleira mais baixa para refrigerantes e outras bebidas açucaradas. Além disso, insista em reservar as prateleiras mais acessíveis para alimentos do seu cardápio de dieta. Peça a seus filhos que não deixem pacotes de “besteiras” à vista, e que guardem tudo nos locais designados quando terminarem de comer.

RELACIONADAS

17 ideias de maquiagem com batom vermelho para arrasar no look

Como se comunicar na era digital da maneira certa

'Celebridade': Saiba quem matou Queiroz e relembre final da novela

E não pare por aí. Tente encorajar o restante da família a seguir seu exemplo e consumir alimentos com menos calorias vazias. Claro que muitas vezes será uma luta árdua, ainda mais se eles forem muitos chegados a fast-foods e outras besteirinhas. Porém, por incrível que pareça, muitas crianças estão mais conscientes em relação à própria saúde.

E como, em geral, os problemas de peso começam cedo, você vai lhes fazer um favor. Além disso, converse com eles e explique por que emagrecer é tão importante para você. Se ainda forem pequenos, direcione os hábitos alimentares de seus filhos para o caminho certo. Assim, ofereça­‑lhes regularmente alimentos saudáveis como biscoitos integrais, brócolis, aspargos, peixe grelhado e, evidentemente, muito arroz com feijão. E não tenha medo de dizer “não” quando for necessário. Quanto menores eles forem, mais facilmente aprenderão sobre os bons hábitos da alimentação saudável.

Confira mais: 9 passos para uma dieta boa para o coração

Compartilhe: