Previna-se contra a doença de Chris Martin: siga 8 dicas para fortalecer os pulmões

Para fortalecer os pulmões, é preciso tomar alguns cuidados, como beber muita água, saber respirar profundamente e se alimentar bem.

Letícia Taets | 4 de Outubro de 2022 às 18:00

STUDIOGRANDOUEST/iStock -

Devido ao diagnóstico de infecção pulmonar, Chris Martin precisa ficar em repouso por no mínimo 3 semanas. Essas foram as recomendações médicas para o vocalista do Coldplay. Por isso, para tristeza dos fãs que adquiriram ingressos, a banda não poderá se apresentar em 11 e 12 de outubro no Rio de Janeiro e em São Paulo. Foi necessário adiar seus shows no Brasil para o começo de 2023.

Entenda como os pulmões funcionam

Cada célula do corpo necessita de um grande e constante suprimento de oxigênio – cerca de 250 ml a cada minuto em repouso. Os responsáveis pela oferta desse combustível pecisam de atenção. Assim, fortalecer os pulmões é algo a se priorizar quando se trata de saúde.

As células do corpo a bilhões de pequenos motores que queimam combustível para continuar funcionando. Em comparação, os pulmões são como uma refinaria de óleo biológico cuja eficiência é incrível. Isso porque extraem incessantemente combustível puro do ar que nos cerca.

Portanto, é fundamental saber como fortalecer os pulmões para mantê-los sempre em excelente forma, em virtude da sua grande importância para a vida humana.

A importância dos pulmões

Os pulmões fazem parte do grupo de estruturas e tecidos denominado sistema respiratório. Todo esse grupo é altamente especializado para facilitar a respiração, tanto que na maior parte do tempo sequer percebemos que estamos respirando. Nós respiramos pelo menos 17 mil vezes por dia, e em cada uma delas recebemos uma porção de ar frio, seco e sujo.

Esse ar precisa ser filtrado, aquecido e umidificado em seu percurso pelo nariz e pela boca, descendo por uma rede de vias respiratórias ramificadas até os pulmões. A distância percorrida não é grande, mas a rede é complexa, com ramificações que levam até pequenas bolsas de ar nos quais o sangue recebe sua carga de oxigênio.

Os músculos e ossos do tórax circundam e protegem esses tubos e bolsas e atuam como um fole que bombeia sem parar. Mas saiba que há muitas maneiras de manter os pulmões em funcionamento conforme se envelhece.

Como manter os pulmões em forma

(Imagem: Studio Grand Web/iStock)

Existem coisas práticas que você pode fazer para fortalecer os pulmões. Aqui estão algumas delas:

1. Beba água o suficiente

Beber água é importante para a saúde pulmonar. A explicação é simples: o órgão perde água durante a expiração. E a hidratação ajuda a manter quaisquer mucos e secreções finos, facilitando a expectoração por tosse.

2. Continue beijando

Além de reduzir a pressão arterial, o colesterol e regular os batimentos cardíacos, beijar contribui para uma respiração mais profunda. Assim, a atividade pulmonar é intensificada.

3. Tome a vacina antigripal

Se você tiver mais de 65 anos ou sofrer de asma, diabetes, problemas cardiopulmonares e outras doenças crônicas, é indispensável se vacinar contra a gripe. No Brasil, a vacina é gratuita para esses grupos de risco.

4. Não fique muito tempo sentado

Divida a quantidade de tempo em que você fica sentado: reduza o tempo que passa em frente à TV. Faça caminhadas curtas pelo bairro, sente-se um pouco ao ar livre, respire fundo e continue a caminhar.

5. Cantarole

Cantarolar eleva o consumo de oxigênio. Sente-se com as mãos paralelas ao corpo. Inspire fundo. Depois, enquanto expele o ar, comece a cantarolar uma única nota. À medida que se cansar, contraia o diafragma, segure o máximo possível e continue cantarolando. Você logo se sentirá mais relaxado, o que gera benefícios ainda maiores se sofre de ansiedade.

6. Alimente-se bem

Evite refeições pesadas – sentir-se cheio pode dificultar a respiração – e faça pequenas refeições por dia em vez de uma ou duas grandes. Comer devagar e de forma calma também ajuda.

Inclua frutas, verduras e legumes na alimentação, a fim de auxiliar a prevenir infecções. Alimentos como gengibre, alho e maçã são imprescindíveis, pois possuem ação anti-inflamatória. Cenoura e laranja também são muito vantajosas, já que naturalmente ajudam nas defesas do organismo.

7. Respire ar limpo

Não é novidade que ar fresco faz bem e o ar marítimo é bastante benéfico para a oxigenação. Parar de fumar, sem dúvida, ajuda a saúde dos pulmões. Evite inclusive ambientes enfumaçados. O fumante passivo inala monóxido de carbono, formaldeído e outras substâncias perigosas. Então, faça do seu lar uma área livre de fumo.

Leia também: Fumar pode prejudicar não apenas seu pulmão, mas também sua pele

8. Aptidão pulmonar

Pessoas com problemas pulmonares costumam se preocupar com a falta de ar durante o exercício físico. No entanto, exercícios suaves ajudam tanto a saúde quanto o humor. Consulte seu médico para traçar um plano de ação e intensifique a quantidade diária.

Com o passar do tempo, isso pode melhorar a respiração, elevar a imunidade e deixá-lo mais autoconfiante. Também auxilia a romper o ciclo vicioso: ao sentir falta de ar, você se exercita menos, isso enfraquece a musculatura respiratória, que leva à falta de ar, e assim por diante.

A prática regular de quase todos os tipos de exercício ajuda a manter o corpo saudável, mas a ioga pode trazer um benefício especial para o coração e os pulmões. Praticar regularmente os asanas (posturas) ajuda a melhorar a respiração, elevando a percepção dos sentidos, músculos e articulações. A prática torna a ioga mais fácil.

Como fortalecer os pulmões exige uma certa prática, é importante também fazer exercícios para melhorar sua capacidade pulmonar:

Exercícios para fortalecer os pulmões

É importante fortalecer o sistema respiratório com bons hábitos e exercícios específicos. Imagem: Kelvin Valerio/Pexels

Respiração diafragmática

A respiração diafragmática, ou “respiração abdominal”, envolve o diafragma, que deve fazer a maior parte do trabalho pesado quando se trata de respirar. Este exercício costuma apresentar resultados melhores se você o praticar quando estiver se sentindo descansado. Você deve fazer o seguinte para praticar a respiração diafragmática:

  1. Relaxe os ombros e sente-se ou deite-se;
  2. Coloque uma das mãos na barriga e a outra no peito;
  3. Inspire pelo nariz por dois segundos, sentindo o ar entrar no abdômen e o estômago se mexer;
  4. Seu estômago deve se mover mais do que seu peito;
  5. Expire por dois segundos com os lábios franzidos enquanto pressiona o abdômen;
  6. Repetir

Respiração com os lábios franzidos

A respiração com os lábios franzidos pode desacelerar sua respiração, reduzindo o trabalho respiratório ao manter as vias aéreas abertas por mais tempo. Isso facilita o funcionamento dos pulmões e melhora a troca de oxigênio e dióxido de carbono. Este exercício de respiração costuma ser mais fácil para iniciantes do que a respiração diafragmática e pode ser praticado a qualquer momento. Para praticar esta técnica de respiração, siga os seguintes passos:

  1. Inspire lentamente pelas narinas
  2. Aperte os lábios, como se estivesse fazendo beicinho ou prestes a soprar alguma coisa
  3. Expire o mais lentamente possível através dos lábios franzidos
  4. Isso deve demorar pelo menos o dobro do tempo necessário para inspirar
  5. Repita o processo.

Respiração Profunda

A respiração profunda evita que o ar fique preso nos pulmões, o que pode fazer com que você sinta falta de ar. Como resultado, você pode respirar mais ar fresco. Veja como praticar a respiração profunda:

  1. Sente-se ou fique de pé com os cotovelos ligeiramente para trás (isso permite que seu tórax se expanda mais completamente)
  2. Inspire profundamente pelo nariz
  3. Prenda a respiração enquanto conta até 5
  4. Solte o ar por meio de uma exalação lenta e profunda, pelo nariz, até sentir que o ar inspirado foi liberado

Tosse

Este é um exercício de respiração projetado para ajudá-lo a tossir o muco de forma eficaz, sem fazer você se sentir muito cansado. Veja como praticar:

  1. Sente-se e fique em uma posição confortável
  2. Inspire pela boca, um pouco mais fundo do que faria ao respirar normalmente
  3. Ative os músculos do estômago para soprar o ar em três respirações regulares enquanto faz os sons “ha, ha, ha”
  4. Imagine que você está soprando em um espelho para fazer com que ele fique embotado

Dica de exercício: A tosse de sopro deve ser menos cansativa do que a tosse tradicional, podendo evitar que você se sinta exausto ao expelir muco tossindo.

Quer saber mais sobre como fortalecer os pulmões e todo o restante do sistema respiratório? Confira aqui!