5 dicas para aliviar a dor da otite

A dor de ouvido pode ser extremamente incômoda e difícil de se livrar. Por isso, confira algumas dicas de como aliviar a dor da otite.

Julia Monsores | 19 de Outubro de 2019 às 17:00

fizkes/iStock -

A otite é uma infecção do ouvido externo. Ela acontece quando um pouco de água fica retida no ouvido, propiciando a proliferação de bactérias e fungos. Inicialmente a orelha afetada parece estar bloqueada e pode coçar. Se não houver tratamento, o quadro pode evoluir para um inchaço, acompanhado por leve drenagem de fluido. A otite pode ser extremamente dolorosa. Com frequência, a área que mais dói é a cartilagem triangular chamada trago, que cobre a frente do canal auditivo.

Siga os passos descritos abaixo para secar o canal auditivo e aliviar a dor causada pela otite.

Dicas para aliviar a dor da otite

1. Compressa morna

Para aliviar a dor, aplique calor por meio de uma bolsa térmica envolvida em uma toalha, não muito quente. O calor ajuda a aumentar a circulação e, assim, ajuda a descongestionar o ouvido. Caso você opte por usar a bolsa térmica elétrica, cuidado para não cair no sono com o ouvido sobre dela. Uma opção para quem não acha essa técnica confortável é utilizar um secador de cabelo, mas com muito cuidado. Ele deve ser usado na potência mínima e a alguns centímetros do ouvido, de forma que não queime a orelha. Principalmente quando a dor de ouvido surge depois de nadar, é uma ótima opção para secar o canal auditivo.

2. Aproveite o alho

Aproveite as propriedades bactericidas do alho. Afinal, por conta da alicilina, ele possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Você pode comprar óleo de alho em lojas de produtos naturais ou prepará-lo em casa. Rale 3 dentes de alho médios e deixe descansar até o dia seguinte. Passe a mistura no coador e pingue 3 gotas no ouvido inflamado.

3. Utilize vinagre branco

O vinagre é capaz de criar um ambiente ácido, hostil a bactérias e fungos, por isso ajuda a curar a infecção. As gotas também ajudam a secar o canal auditivo porque contêm álcool. Se o ouvido não estiver doendo, mas apenas coçando, misture partes iguais de álcool para uso externo com vinagre branco destilado e use um conta-gotas para pingar algumas gotas no ouvido. Incline a cabeça para a mistura descer pelo canal e aperte o trago (a dobra de pele que se sobrepõe ao canal auditivo) para garantir a penetração das gotas. Mantenha a cabeça inclinada ou deite-se por alguns minutos. Depois, incline o ouvido na direção do ombro para que o excesso seja drenado e seque o excesso com um lenço.

4. Mascar chiclete

Essa é uma das formas mais simples de aliviar a dor provocada pela otite. O movimento de mascar ajuda no movimento de passagem dos músculos ao redor do ouvido. Dessa forma, são abertas tubas que são pequenos canais que ligam o ouvido à garganta. Assim, as secreções do ouvido têm espaço para sair e aliviam a dor.

5. Alongamento do pescoço

Uma boa opção para relaxar os músculos e aliviar a otite, especialmente quando é gerada por excesso de estresse, é alongar o pescoço. Assim, seus músculos acabam se relaxando e diminuindo a dor. 

Ao se alongar, procure manter as costas retas e depois, sem se virar, olhe para um lado e segure a cabeça por 10 a 15 segundos. Por fim, vire para o outro lado e faça o mesmo movimento.

Evitando reincidências de otite

Normalmente, a otite é uma infecção fácil de tratar e não volta a incomodar. Mas nem sempre. Em 1% dos casos ela aparece novamente, mesmo que você faça tudo para evitá-la. Nesse caso, alguma bactéria difícil de combater se alojou no seu ouvido e tudo que você pode fazer é tentar manter a situação sob controle.

Se você tiver esse problema, fale com seu médico. Em alguns casos, a infecção pode se espalhar pelos tecidos próximos ao ouvido, provocando um quadro grave de otite externa maligna. Pessoas com diabetes ou comprometimentos do sistema imunológico são mais suscetíveis.