De modo geral, a pele está mais segura no inverno do que no verão, mas mesmo nessa época a luz solar pode ser forte. Além disso, algumas partes do corpo podem ser comprometidas pela alternância de extremos e frio e calor.
Independente da intensidade do inverno, é preciso se proteger de maneira adequada e eficiente. Seja mantendo o protetor solar em dia, hidratando os lábios frequentemente ou apenas bebendo muita água, há diversas maneiras de garantir uma pele boa durante a estação fria.
Como proteger a pele durante o inverno
Bochechas vermelhas
A cor avermelhada das bochechas nem sempre é sinal de saúde. Ela pode estar associada à dilatação visível de pequenos vasos sanguíneos após a exposição contínua e prolongada ao frio.
É mais comum nas regiões setentrionais e é reflexo da suscetibilidade de pessoas com pele clara e/ou sensível. Nesses casos, aposte no uso diário do hidratante facial e do protetor solar!
Calor e pele
A exposição persistente a uma fonte direta de calor tem efeito visível sobre a pele. Ao ficar sentado à frente de uma fogueira, é comum o aparecimento de lesões na parte anterior das pernas. A consequência habitual é a pigmentação castanha na área afetada.
Para esses casos, é fundamental se manter bem hidratado ao longo do dia e consultar médicos dermatologistas para averiguar possíveis lesões ou alergias.
Eritema pérnio
O eritema pérnio consiste em áreas de edema, vermelhidão, queimação e coceira que surgem após exposição a temperaturas frias, mas não necessariamente congelantes. Eles são mais frequentes em crianças e idosos.
Leia também: 4 cores do inverno 2023 que são tendência e você precisa testar!
O distúrbio é causado pela rigidez e expansão dos vasos sanguíneos nas extremidades do corpo em resposta à mudança de temperatura, Geralmente surge nos dedos dos pés e das mãos, nos calcanhares, pernas, nariz e nas orelhas.
Como não existe tratamento eficaz para o eritema pérnio, o melhor a fazer é evitá-lo ao máximo. Para isso, basta hidratar os pés rotineiramente e evitando a exposição da região em temperaturas frias. A coceira pode ser aliviada com produtos hidratantes e calmantes como loção de hamamélis.
E aí, curtiu o conteúdo? Então aproveite e confira também "Por que dormir demais pode fazer mal à saúde? Cientistas explicam"!