8 dicas de dermatologistas para cuidar da pele no verão

Confira as dicas de verão dos dermatologistas para cuidar da pele e curtir a temporada mais quente do ano sem medo e muito saudável.

Iana Faini e atualizado por Rafaella Gazzaneo | 5 de Fevereiro de 2020 às 13:00

nd3000/iStock -

O verão é a época em que a pele fica mais exposta. Sol, poeira, vento, todos esses elementos podem causar danos a ela. Portanto, temos de nos proteger. E quem melhor para nos orientar do que os dermatologistas?

Leia também: Protetor solar em pó: conheça os benefícios.

Pensando nisso, entrevistamos alguns profissionais dessa área para saber como eles cuidam da própria pele. Confira na galeria a seguir as dicas desses especialistas para cuidar da pele, da saúde e do seu bem-estar, curtindo, sem medo, a temporada mais quente do ano!

8 dicas de dermatologistas para cuidar da pele no verão

1. Tire as camadas velhas 

Duas vezes por semana, esfregue a pele com escova ou um produto esfoliante para clarear e permitir a absorção mais profunda de loções e géis líquidos. Se a pele ficar irritada, esfolie apenas uma vez por semana. 

2. Limpe com delicadeza 

No tempo mais quente, troque o sabonete por um gel, que é mais leve e também hidrata. Se sua pele for oleosa, experimente uma espuma de limpeza. Lave o rosto toda noite durante o verão. Mais tempo ao ar livre significa mais exposição a poluentes prejudiciais, que podem grudar no hidratante e na maquiagem e exacerbar os sinais da idade. 

3. Use uma loção mais leve também 

Os cremes pesados contêm lipídios capazes de obstruir os poros e provocar espinhas nos meses mais úmidos. Prefira loções ou géis hidratantes. 

 

4. Adote o filtro solar 

Pela manhã, passe um filtro solar de fator no mínimo 30 antes de aplicar a maquiagem. Reaplique o filtro solar de duas em duas horas se estiver ao ar livre. Para não borrar a maquiagem, procure um filtro solar em pó para deixar na bolsa e reaplicar durante o dia. 

5. Pense bem na roupa  

Cada 2 centímetros de aba do chapéu aumenta em 10% a proteção do rosto. Exercícios ao ar livre? Use roupas que protejam do sol (veja na etiqueta o fator de proteção contra raios ultravioleta). Reduza ainda mais a exposição saindo antes das dez da manhã ou depois das quatro da tarde. 

6. Tome cuidado com as nuvens 

Você pode ter queimaduras de sol em dias nublados, quando o ar mais fresco nos convence a deixar de lado o filtro solar. No entanto, as nuvens só bloqueiam uns 20% dos raios ultravioleta do sol. Aplique filtro solar como faria nos dias ensolarados. 

7. Não se esqueça dos pontos escondidos 

Um número surpreendente de casos de câncer de pele surge atrás das orelhas e em outras áreas que podem ser ignoradas na aplicação do filtro solar. Proteja as orelhas, as costas, as mãos e a parte de cima dos pés. 

8. Coma e tenha a pele mais lisa 

Estudos mostram que os alimentos ricos em antioxidantes (como frutas e legumes coloridos, chá-verde gelado e nozes) e probióticos (como iogurte grego com cultura ativa e combuchá, um chá fermentado) oferecem mais uma camada de proteção solar de dentro para fora. 

Leia também

Protetor solar em pó: conheça os benefícios

Protetor solar em bastão: conheça os benefícios e como usar

Protetor solar com cor: como escolher e quais os benefícios

Chocolate faz mal para a pele? Dermatologistas explicam

Dermatologista dá dicas de como prevenir e tratar melasma

Dermatologista explica por que o uso prolongado de esmalte faz mal