Confira as dicas de verão dos dermatologistas para cuidar da pele e curtir a temporada mais quente do ano sem medo e muito saudável.
Iana Faini e atualizado por Rafaella Gazzaneo | 5 de Fevereiro de 2020 às 13:00
O verão é a época em que a pele fica mais exposta. Sol, poeira, vento, todos esses elementos podem causar danos a ela. Portanto, temos de nos proteger. E quem melhor para nos orientar do que os dermatologistas?
Leia também: Protetor solar em pó: conheça os benefícios.
Pensando nisso, entrevistamos alguns profissionais dessa área para saber como eles cuidam da própria pele. Confira na galeria a seguir as dicas desses especialistas para cuidar da pele, da saúde e do seu bem-estar, curtindo, sem medo, a temporada mais quente do ano!
Duas vezes por semana, esfregue a pele com escova ou um produto esfoliante para clarear e permitir a absorção mais profunda de loções e géis líquidos. Se a pele ficar irritada, esfolie apenas uma vez por semana.
No tempo mais quente, troque o sabonete por um gel, que é mais leve e também hidrata. Se sua pele for oleosa, experimente uma espuma de limpeza. Lave o rosto toda noite durante o verão. Mais tempo ao ar livre significa mais exposição a poluentes prejudiciais, que podem grudar no hidratante e na maquiagem e exacerbar os sinais da idade.
Os cremes pesados contêm lipídios capazes de obstruir os poros e provocar espinhas nos meses mais úmidos. Prefira loções ou géis hidratantes.
Pela manhã, passe um filtro solar de fator no mínimo 30 antes de aplicar a maquiagem. Reaplique o filtro solar de duas em duas horas se estiver ao ar livre. Para não borrar a maquiagem, procure um filtro solar em pó para deixar na bolsa e reaplicar durante o dia.
Cada 2 centímetros de aba do chapéu aumenta em 10% a proteção do rosto. Exercícios ao ar livre? Use roupas que protejam do sol (veja na etiqueta o fator de proteção contra raios ultravioleta). Reduza ainda mais a exposição saindo antes das dez da manhã ou depois das quatro da tarde.
Você pode ter queimaduras de sol em dias nublados, quando o ar mais fresco nos convence a deixar de lado o filtro solar. No entanto, as nuvens só bloqueiam uns 20% dos raios ultravioleta do sol. Aplique filtro solar como faria nos dias ensolarados.
Um número surpreendente de casos de câncer de pele surge atrás das orelhas e em outras áreas que podem ser ignoradas na aplicação do filtro solar. Proteja as orelhas, as costas, as mãos e a parte de cima dos pés.
Estudos mostram que os alimentos ricos em antioxidantes (como frutas e legumes coloridos, chá-verde gelado e nozes) e probióticos (como iogurte grego com cultura ativa e combuchá, um chá fermentado) oferecem mais uma camada de proteção solar de dentro para fora.
Protetor solar em pó: conheça os benefícios
Protetor solar em bastão: conheça os benefícios e como usar
Protetor solar com cor: como escolher e quais os benefícios
Chocolate faz mal para a pele? Dermatologistas explicam
Dermatologista dá dicas de como prevenir e tratar melasma
Dermatologista explica por que o uso prolongado de esmalte faz mal