É mamãe ou papai de primeira viagem e quer saber como fazer o bebê dormir a noite toda? Confira as nossas dicas e recupere seu sono!
Letícia Taets | 29 de Maio de 2021 às 13:00
É mamãe ou papai de primeira viagem e está tendo dificuldades com o sono do seu bebê? Saiba que isso é normal e totalmente esperado. Alguns bebês podem começar a dormir a noite toda antes dos seis meses, enquanto outros podem chegar até o primeiro aninho ainda com muitas interrupções durante a noite. Portanto, confira aqui nossas dicas e saiba como fazer o bebê dormir a noite toda:
Nunca é muito cedo para começar uma rotina de sono. Ela deve ser simples e sustentável, para que você possa fazê-la todas as noites. Mesmo a menor mudança na rotina do seu bebê pode deixá-lo desanimado e fazer com que ele acorde de repente com mais frequência à noite.
Portanto, inclua atividades calmas e relaxantes às quais seu bebê parece reagir. A rotina na hora de dormir pode ser onde você cria associações positivas de sono para seu bebê.
Quando seu bebê acorda no meio da noite e chora, é sempre bom ir ver como ele está. No entanto, é importante tentar limitar o seu tempo ali com ele. Deixe claro que ainda é hora de dormir, não de brincar ou comer. Coloque a mão no peito deles por alguns momentos para acalmá-los e, em seguida, saia da sala. Isso pode ajudar o seu bebê a aliviar a ansiedade de separação e voltar a dormir, assim, ajudando seu bebê a aprender a se acalmar.
Leia também: 13 dicas para escolher o berço ideal para o seu bebê
Depois de obter autorização do seu pediatra para interromper as mamadas noturnas, você deve começar a reduzi-las lentamente. Em muitos casos, a alimentação se torna uma associação de sono porque você alimentou seu bebê toda vez que ele acordou.
No entanto, só porque isso não é mais necessário, não significa que seu bebê não vai querer mais. Lentamente, desmame-o das mamadas noturnas, alimentando-o com menos frequência à noite em alguns dias ou uma semana para acostumá-lo a não se alimentar toda vez que acordar.
Certifique-se de que seu bebê esteja dormindo a quantidade certa durante o dia para prepará-lo para ter a quantidade certa de sono noturno. Como recém-nascidos, os bebês não conseguem diferenciar entre dia e noite, então eles apenas dormem o tempo todo.
À medida em que crescem, começam a dormir períodos mais longos, sendo a maior parte à noite. Se eles dormirem muito durante o dia, eles não dormirão tanto tempo à noite.
O ambiente pode ser tudo! Mantenha o ambiente em uma temperatura confortável, certifique-se de que ele permaneça escuro e até mesmo tente adicionar um pouco de ruído branco lá. Enquanto o mais suave dos sons pode perturbar seu bebê à noite, o ruído branco fornecerá um som consistente e suave para ele adormecer e irá abafar quaisquer outros ruídos que aconteçam pela casa.
Colocar seu bebê para dormir mais tarde na esperança de que ele durma mais tarde de manhã provavelmente não funcionará. Se você está seguindo um cronograma, é importante manter uma hora de dormir regular para o seu filho, para mantê-lo na linha.
Os recém-nascidos não têm hora definida para dormir, porque eles apenas dormem quando precisam. No entanto, por volta dos 3 meses de idade, você pode começar a estabelecer uma hora de dormir saudável para acompanhar sua rotina de sono.
Se o seu bebê estava dormindo durante a noite sozinho antes e parou de repente, pode ser uma regressão do sono ou falha de crescimento. Os surtos de crescimento geralmente duram apenas alguns dias, e então seu bebê deve retornar aos padrões normais.
As regressões do sono de bebês, incluindo a infame regressão do sono de 4 meses, geralmente duram de 1 a 4 semanas. Seja paciente em momentos como este e concentre-se no fato de que vai passar.