Seguindo estas dicas, você pode assegurar-se de que está tomando seus remédios de forma correta e evitando risco para sua saúde.
Rayane Santos | 21 de Setembro de 2021 às 14:00
Tomar remédios é algo muito sério e que não deve ser feito levianamente. Porém, fazer uso de medicamentos, em geral, é inevitável. Por isso, o cuidado com a ingestão deles deve ser redobrado quando se está em busca de uma vida mais saudável.
Leia também: 7 cuidados que você deve tomar ao usar remédios caseiros
Seguindo as dicas a seguir, você pode assegurar-se de que está tomando seus remédios de forma correta, evitando interações medicamentosas e, ainda, aprendendo o que procurar ao comprar remédios que não precisam de prescrição.
Cada vez que for ao médico ou ao pronto socorro, leve com você seus remédios, ou uma lista deles. Inclua cada medicamento, mesmo os sem prescrição, vitamina ou produto fitoterápico que você toma no dia a dia. Peça ao médico que verifique se há alguma combinação problemática ou se algum deles é redundante ou dispensável.
Pergunte ao seu clínico se é possível simplificar a medicação. Alguns remédios podem ser tomados uma vez por dia (devido à liberação permanente da substância neles contida), em lugar de três doses. Outros são apresentados em combinações, o que diminui a quantidade de comprimidos que estão sendo ingeridos no total. Há também alguns que podem até ser tomados uma vez por semana.
Antes de começar a tomar um novo remédio, faça o máximo de perguntas possível a seu médico. Algumas sugestões são:
Toda farmácia deve ter um farmacêutico presente, e nem sempre ele atende no balcão. Trata -se de um profissional preparado para entender as possíveis interações entre medicamentos. Reúna todas as suas receitas médicas e pergunte ao farmacêutico se há algum caso de interação entre eles. Ele também é uma boa fonte de informação especializada sobre a maior eficiência de remédios sem prescrição.
Leia também: Intoxicação por medicamentos é uma grande ameaça às crianças
Não deixe os seus medicamentos espalhados pela casa, no carro ou na bolsa. Escolha um lugar escuro e sob temperatura ambiente (exceto se houver instruções para que o medicamento seja refrigerado). Os remédios devem ficar fora do alcance das crianças.
Durante a arrumação dos medicamentos, aproveite para checar as caixas e verificar a data de validade de cada um. Jogue fora todos os que não serão mais necessários. Guardar antibióticos para a próxima infecção não é uma boa ideia
Procure tomar seus remédios no mesmo horário e local todos os dias e encontre um gatilho que não o deixe esquecer. Para isso, você pode comprar um porta comprimidos e reabastecê-lo todo domingo à noite para a semana seguinte. Deixe o porta-comprimidos onde você costuma tomar os remédios, e não o tire de lá.
Outra dica é vincular o hábito de tomar os remédios a alguma parte do ritual matinal, como escovar os dentes. Você também pode programar o alarme do seu celular, computador ou relógio para tocar na hora do remédio. Assim, não importa onde esteja, você verá o lembrete.
As colheres de chá ou de sopa utilizadas na cozinha raramente possuem a precisão de dose necessária. Por isso, tenha em sua casa medidores ou dosadores específicos para seus medicamentos. É muito importante tomar a quantidade de recomendada, do contrário, o remédio pode não cumprir seu papel e/ou ter efeitos colaterais indesejados.
Nenhuma das dicas a seguir é particularmente genial ou surpreendente, mas todas merecem ser repetidas – e seguidas:
Regra 1: Relate tudo para seu médico: alergias, gravidez, pressão arterial alta ou baixa, tendência a náusea, dieta. Todos são fatores que podem afetar a eficácia de um medicamento.
Regra 2: Antes de pagar pelos medicamentos, verifique se estão corretos e na dosagem solicitada pelo médico. Confira também a quantidade conforme a duração que a medicação precisa ser feita.
Regra 3: Pergunte ao médico se um medicamento pode ser tomado junto com as refeições ou não.
Regra 4: Tome apenas a dose receitada ou indicada na bula.
Regra 5: Ao comprar um suplemento, pergunte sobre potenciais interações medicamentosas com outro remédio que você esteja tomando.
Regra 6: Não tome remédios prescritos para outra pessoa.
Regra 7: Não tome seus remédios no escuro, sem óculos ou lentes de contato (se você precisa usá -los).
Regra 8: Mantenha os remédios na embalagem original, com a bula, mesmo os que dispensam prescrição.