Para quem não tem tempo ou dinheiro para ir na academia, se exercitar pode ser um desafio. Confira outras formas de como fazer exercício.
Praticar atividades físicas, por mais simples que forem, é importante tanto para saúde física quanto para saúde mental. Quando você tem uma rotina corrida de trabalho ou em casa, praticar exercícios pode ser um desafio. Porém, mesmo sem ter muito tempo para focar nisso, existem algumas formas alternativas de manter o corpo em movimento de forma prática. Confira essas 8 dicas de como fazer exercício todos os dias.
Leia também: 21 exercícios de força e alongamento para fazer em casa
1. Exercite os glúteos
Pode parecer bobeira, mas exercitar os glúteos pode ser muito benéfico. Estando em pé ou sentado, uma “apertadinho” invisível do bumbum por 2 segundos e depois solte. Pode repetir esse exercício de 10 a 15 vezes, de uma a três vezes por dia. Além de enrijecer o músculo e queima calorias, ter os glúteos fortes ajuda no movimento de caminhar e evita lesões.
2. Treine a posture ereta
Praticar manter a postura sempre ereta faz com que seus músculos se contraiam. Com isso, esse movimento queima calorias e fortalece os músculos das costas e centrais. Essa postura pode ser praticada em vários momentos do dia, como ao lavar a louça, passar roupa ou até quando estiver em pé na fila do banco. Plante os pés no chão e os mantenha firmes, com os joelhos levemente dobrados o peito aberto com os ombros baixos e cabeça erguida.
3. Se exercite enquanto lava a roupa
Você precisa apenas estar de pé para se exercitar. Enquanto aguarda a máquina finalizar o ciclo ou enquanto estiver dobrando as roupas, exercite as pernas. Experimente fazer pliés, como uma bailarina: alinhe os calcanhares com os ombros e abra os pés com os dedos virados para fora. Agache-se, mantendo os joelhos alinhados aos dedos e estique o tronco. Depois, retorne à posição inicial. Faça esse exercício quantas vezes seu corpo aguentar.
4. Caminhe ao ar livre
Já reparou quantos equipamentos da academia reproduzem atividades que você faz ao ar livre? Esteiras, bicicletas, máquinas de remo… Uma das maiores indicações para uma vida saudável é sair ao ar livre. Mesmo que seja apenas para concluir uma tarefa simples, como ir ao banco, lavar o carro, procure estender seu tempo exposto ao ar livre. Para quem trabalha em home office, uma boa ideia é trabalhar num jardim ou varanda que tiver em casa.
5. Brinque com seus filhos
Ao invés de só observar ou tomar conta das crianças enquanto elas brincam, por que não brincar junto? Jogar bola ou brincar de pique-pega com seus filhos pode ser uma brincadeira muito divertida; seus filhos com certeza irão adorar e você ainda irá queimar calorias. Atividades feitas em equipe, além da saúde física e mental, podem trazer mais união e diversão para a família.
6. Pratique exercícios isométricos
Talvez você não conheça esse termo, mas exercícios isométricos são aqueles que auxiliam os músculos a se enrijecerem sem movimentos bruscos. Por exemplo, empurrar com toda a sua força um muro é um desses exercícios, pois o muro não se mexe e nem você. A regra básica é manter a tensão de 5 a 10 segundos, podendo repetir de cinco a oito vezes.
7. Utilize o que tiver em casa
Se você não possui equipamento adequado para praticar exercícios em casa, pode adaptar alguns utensílios, a cozinha com certeza se tornará mis saudável e divertida. Uma faca pode ser substituída por um cutelo de açougueiro, que, assim como panelas de ferro, é mais pesado e fará os músculos dos seus braços e mãos trabalharem enquanto você corta.
Além disso, por bebidas em recipientes grandes também pode te ajudar a fortalecer os músculos na hora de carregar as sacolas do mercado.
8. Se alongue
Por fim, se alongar, além de fortalecer os músculos, também aumenta sua flexibilidade. Para quem pouco tempo, é uma ótima atividade pois pode ser feita em pequenos momentos durante o dia. O alongamento aumenta e mantém a flexibilidade muscular e a amplitude dos movimentos. Além disso, treina a sua coordenação motora, que é tão importante quanto fazer exercício!
Lembre-se de que praticar exercícios sem a supervisão de um profissional é algo arriscado. Para praticar exercícios mais elaborados, evite lesões e procure o auxílio correto.