Diagnosticado com diabetes? Veja como encontrar o médico certo para você!

Médico é o que não falta. Como encontrar o certo para você? Seja qual for o tipo de diabetes, veja como você escolher o médico ideal!

Julia Monsores | 25 de Maio de 2019 às 14:00

Antonio_Diaz/iStock -

Receber o diagnóstico de diabetes não é fácil para ninguém. A doença exige uma mudança radical e atenciosa no estilo de vida, além de acompanhamento médico regular. Mas, como escolher o médico ideal para realizar esse acompanhamento? Confira abaixo 5 dicas que podem ajudá-lo a encontrar o profissional ideal para você.

1 – Pergunte a alguém

Comece pedindo recomendações a amigos, outras pessoas diabéticas e aos médicos e enfermeiras que já conhece. Pergunte o que sabem sobre algum médico que venham a recomendar: ele escuta o paciente? Ele trabalha bem com outros profissionais? Seus pacientes parecem bem?

2 – Marque uma consulta

Quando ouvir falar de um médico que pareça bom, marque uma consulta
com ele. Durante a primeira consulta, fale o mínimo sobre seu problema clínico e, em vez disso, faça perguntas. Verifique se ele trabalha com seu plano de saúde, quais exames você teria de fazer e quantas vezes teria de voltar para o acompanhamento de seu caso. Pergunte se ele costuma se comunicar com outros profissionais especializados.

RELACIONADAS

11 ideias de unhas decoradas para manicures iniciantes

Pintar as unhas do pé de preto como Cristiano Ronaldo evita a micose? Saiba o que dizem os especialistas

Mel Maia passa por transição capilar e compartilha resultado; veja antes e depois

3 – Verifique o currículo do médico

O médico deve ser especializado em Endocrinologia ou Medicina Interna, e também fazer parte de uma associação conceituada de Endocrinologia, ou voltada para o diabetes.

4 – Pergunte sobre a experiência dele

Os endocrinologistas não tratam apenas de pacientes diabéticos. Por isso, é importante saber se o médico tem histórico no tratamento de pacientes diabéticos. Outro ponto a verificar com o médico é o histórico de pacientes que ele costuma atender: se eles têm o mesmo tipo de diabetes e estão na mesma faixa etária que você.

5 – Converse sobre as alternativas

O médico prefere terapias convencionais ou gosta de experimentar novos tratamentos? Nenhum caminho é necessariamente o melhor, mas é provável que ele tenha uma opinião formada sobre os méritos de um tratamento em detrimento de outro. Você concorda com o ponto de vista dele?

Confira também: 5 mitos mais comuns sobre diabetes revelados

Compartilhe: