Algumas coisas devem ser feitas com frequência, outras devem ser reduzidas para prevenir o diagnóstico.
Talvez você não saiba, mas o dia 27 de novembro é uma data importante pois marca o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Seu objetivo é levar conhecimento à população sobre a doença e, especialmente, sobre sua prevenção.
Uma pesquisa apontou que as mortes por câncer devem duplicar em todo o mundo até 2050, o que evidencia a urgência da conscientização sobre o problema.
Você também pode se interessar:
Cuidados que ajudam na prevenção do câncer
Ter atenção à saúde é necessário para evitar o diagnóstico de câncer e de outros problemas também.
1. Visite o médico e faça exames regularmente
É claro que estar atento a mudanças no próprio corpo é essencial para buscar atendimento médico, porém, não é porque você não notou diferenças que as consultas deixam de ser importantes. Existem condições que se manifestam de forma silenciosa, ficando em evidência quando o quadro já está consideravelmente mais grave.
A detecção precoce de um câncer tem grande impacto na eficácia do tratamento. O exame preventivo para mulheres de 25 a 64 anos permite a identificação do câncer de colo de útero, enquanto o exame de próstata nos homens detecta o tumor na glândula prostática. Portanto, visite o especialista adequado e realize testes de rotina.
2. Não fume
Não fumar é benéfico para você e para quem está à sua vida, pois a fumaça do cigarro libera 7 mil compostos e substâncias químicas para inalação. Cortar esse hábito previne, principalmente, o câncer de pulmão, da cavidade oral, da laringe, da faringe, do esôfago e da bexiga.
3. Tenha uma alimentação balanceada
A sua dieta reflete em todas as áreas da sua vida, desde a aparência à energia que você tem para executar as tarefas do cotidiano. E é claro que é uma das principais formas de evitar problemas de saúde. O ideal é deixar de fora da rotina os alimentos processados, carnes como presunto, salsicha, linguiça e bacon, por exemplo, possuem convervantes que aumentam o risco do câncer de intestino.
Alimentos naturais são os mais indicados, mas tenha em mente que cada organismo tem suas necessidades quanto aos nutrientes e suas quantidades. Portanto, seguir dietas de redes sociais pode não ser o melhor a se fazer.
4. Evite exposição excessiva ao sol
Embora tomar sol seja primordial para adquirir vitamina D, você não deve se expor das 10h da manhã às 16h da tarde. Use sempre protetor solar e proteja a pele com chapéus e guarda-sol, dessa forma previne o desenvolvimento do câncer de pele.
5. Tenha atenção ao esquema de vacinas
A vacinação é uma das principais formas de prevenção de doenças. Portanto, não deixe de tomar a vacina de HPV, para reduzir o risco do câncer de colo de útero, e a vacina contra hepatite B, para reduzir o risco de câncer de fígado.
6. Pratique atividade física
Exercícios físicos não só são aliados no combate de vários problemas de saúde e diferentes tipos de câncer, como são uma prática recomendada para complementar outros cuidados durante o tratamento oncológico.
7. Evite bebidas alcoólicas
Diminuir o consumo de álcool reduz a possibilidade do desenvolvimento de câncer de cavidade oral, faringe, laringe, esôfago, pâncreas, fígado, colorretal e mama.
8. Use preservativo durante relações sexuais
Ter relaçõs sexuais seguras protegem contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), que estão relacionadas ao surgimento do câncer de colo de útero.
9. Conheça seu histórico familiar
Existem cânceres que têm origem hereditária, logo, saber dessa tendência permite que a pessoa detecte a doença com maior rapidez.
10. Evite exposição à substâncias cancerígenas
Agentes químicos, físicos e biológicos, principalemente relacionados ao trabalho, são compostos que aumentam a probabilidade do desenvolvimento do câncer.