Aproveite o Dia Mundial Sem Tabaco, para descobrir como parar de fumar de vez e ter uma vida mais saudável longe do cigarro.
No Brasil, o dia 29 de agosto é dedicado ao combate ao fumo e seu objetivo é alertar e conscientizar sobre as doenças relacionadas ao tabagismo. Apesar de ano após ano o número estar diminuindo, cerca de 10% dos adultos ainda são fumantes no nosso país. Caso você esteja entre eles, veja a seguir como parar de fumar e ter uma vida mais saudável:
Principais doenças causadas pelo cigarro
O cigarro pode causar diversos males, como problemas respiratórios, AVC e até câncer. Cada cigarro contém, basicamente, nicotina, alcatrão e monóxido de carbono, fora algumas variações. Todos esses componentes, no consumo a longo prazo, podem causar danos seríssimos ao organismo.
Mulheres fumantes também podem ser mais propensas à osteoporose, condição clínica dolorosa, comum na pós-menopausa, que resulta em ossos frágeis. Vale lembrar ainda que os não fumantes expostos ao tabaco (os chamados “fumantes passivos”) também apresentam alto risco de ter câncer e outros problemas de saúde.
Fumar pode provocar ou agravar doenças dolorosas. Suspeita-se que o fumo possa retardar o tempo de cicatrização de tecidos danificados. Ao contribuir com o estreitamento dos vasos sanguíneos, a nicotina reduz o fluxo de sangue até os tecidos, o que é vital para iniciar o processo de cicatrização. Além disso, essa redução pode levar a um ataque cardíaco.
Como parar de fumar?
Embora parar de fumar demande força de vontade, os riscos de ter doenças graves diminuem assim que se larga o cigarro. Sair do tabagismo não é uma tarefa fácil, mas não é impossível. Tente seguir esses passos:
Evite outros fumantes
Ainda que você não saiba ou não admita, a nicotina é uma substância capaz de gerar a dependência. Sendo assim, é possível que você esteja combatendo um vício, logo, é importante nos primeiros dias e semanas que se afaste do cigarro o máximo que puder.
Assim como o alcoólatra evita os bares, você deve evitar espaços e companhias com o hábito do cigarro. E caso você seja daquelas pessoas que fumam para acompanhar a bebida, é legal repensar sua relação com a bebida também, ou encerrar com ela enquanto não estabelece uma rotina sem cigarros
Estabeleça uma data para parar
Estabeleça uma data X para encerrar o fumo, ou pare imediatamente. Não se desespere! A nicotina pode ser uma droga poderosa, porque atua no sistema nervoso central assim como a cocaína. Sendo assim, é possível que seja difícil abrir mão nos primeiros dias ou semanas.
Outro método é reduzindo gradualmente os cigarros, ou seja, se você fuma 10 cigarros por dia a sua meta seguirá mais ou menos assim: 10 cigarros no primeiro dia, 7 cigarros no segundo dia, 5 cigarros no terceiro dia, 3 cigarros no quarto dia, 2 cigarros no quinto, 1 cigarro no sexto dia e 0 cigarros do sétimo dia adiante.
Uma terceira possibilidade é o retardo do horário do primeiro cigarro, isto é, se você começa a fumar às 7 horas da manhã. Seguirá esta lógica: 7horas no primeiro dia, 9 horas no segundo dia, 11 horas no terceiro dia, 13 horas no quarto dia, 15 horas no quinto dia, 17horas no sexto dia, sétimo dia sem cigarros.
Obtenha apoio
Conte a todos o que está fazendo. Não tenha medo ou vergonha em pedir ajuda para familiares, amigos e/ou colegas. Sua rede de apoio irá te ajudar a não ceder. É comum no processo você ceder em momentos de estresse, ou de gozo, como “acompanhar” uma cerveja.
Sendo assim, não é preciso carregar sobrepeso. Utilize sua rede de apoio, peça as pessoas para te lembrar do seu processo. Em alguns casos, peça ajuda até para praticar algum exercício para manter o foco. A vontade de fumar não dura mais que alguns minutos! Siga essas dicas:
Escove os dentes, beba água ou coma uma fruta. Também é bacana ocupar as mãos, então você pode ter um elástico de fácil acesso, pode pegar uma caneta ou lápis e rabiscar, ou até mesmo manusear pequenos objetos.
Outra ajuda que sua rede pode dar, é focar na respiração junto com você. Foque na sua respiração, perceba como inspira e como expira. Busque ter o controle da sua respiração.
Escreva uma lista dos benefícios de parar de fumar
Coloque-a em um local de destaque de modo a vê-la com frequência. Não esqueça de benefícios como: sua pressão sanguínea e a pulsação volta ao normal, após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor e após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor.
Desenvolva novos interesses
Observe sua rotina e busque encontrar um hobby saudável. Procure atividades ao ar livre, que trabalhe a criatividade e amadureça sua atenção. Os esportes e as artes tendem a ser boas escolhas! Então não deixe de pesquisar o que mais te chama atenção: Caminhada, trilhas, vôlei, colorir, pintar, dançar etc.
Programe-se para diminuir o estresse
Sabemos que o dia a dia pode ser estressante. Na vida adulta, talvez seja impossível escapar dos estresses cotidianos, no entanto, procure reduzir o estresse ou melhorar sua relação com ele. Programe para fazer mais atividades que relaxam e diminuem o estresse, reduzindo assim a vontade de fumar.
Beba muita água
A água é de extrema importância não apenas para uma boa hidratação, ou neutralizar o problema de boca seca. O hábito de beber água, contribui para redução do gosto do cigarro na boca, ela acalma e desintoxica o organismo. Portanto, é ferramenta te grande ajuda no processo para largar o cigarro.
Recompensas
Não fique se martirizando! Dê um passo de cada vez e “recompense” a si mesmo por cada dia que conseguir se mante longe do tabaco. Mas atenção nas recompensas, pois você não pode entrar na armadilhar de trocar um vício pelo o outro.
Cuidado com a “cervejinha”, comidas gorduras e outros hábitos que podem levar a continuidade do enfraquecimento da sua saúde.
Guarde o dinheiro que teria gasto com cigarros e passe a se presentear
Adquira o hábito de guardar o dinheiro que seria destinado a compra do cigarro. No final do mês perceba o quanto você começou a economizar. Com o tempo, faça esse dinheiro trabalhar para você, então coloque-o num investimento, guarde-o, ou até mesmo utilize para realização de algum desejo. Lembra daquela viagem nas próximas férias?
Não desista de você
Não esqueça do que já falamos aqui. Você está em um processo contra uma substância que gera dependência. É comum que você tenha recaída ou tente desistir do seu processo. Ok? Você não é a única pessoa do mundo a passar por isso. Muitos ex-fumantes relatam que tentaram mais de uma vez até dar certo.
Trabalhe a generosidade consigo, não se agrida ao “errar”, caso dê um passo fora é só voltar a pisar no caminho que está trilhando.
Ao recair, busque aprender algo novo do momento (qual foi o gatilho, quanto tempo levou para ceder etc). Mantenha a cabeça erguida e não compare seus bastidores com o palco do outro. Só você sabe suas lutas internas e diárias. Só você sabe o custo do seu processo.
Além disso, para minimizar os sintomas de abstinência, a terapia de reposição nicotínica (TRN) propicia uma dose diária de nicotina adaptada à quantidade de tabaco que você vinha consumindo. É uma terapia sob a forma de adesivos, chicletes, pastilhas, micro comprimidos, sprays nasais ou inalantes. Alguns medicamentos também podem atenuar o desejo e lhe ajudar a parar de fumar, para saber qual é o mais adequado para você procure um médico..
Os malefícios do cigarro podem ser graves e te levar à morte. Por isso, é importante que você tente deixar esse estilo de vida e busque uma rotina mais saudável para que ganhe mais qualidade de vida futuramente. Então, vamos começar?
Leia Também: Saiba como os produtos de reposição de nicotina podem ajudá-lo a parar de fumar