Desidratação: 5 sinais que você está com deficiência de água no corpo!

Estamos em uma onda de calor severa, logo, todo cuidado é pouco. É possível que você esteja sofrendo de desidratação sem saber!

Cadu Guarieiro | 20 de Setembro de 2023 às 12:52

A desidratação, além de desconfortável, é perigosa. - Imagem: Biserka Stojanovic/iStock

Por incrível que pareça estamos no inverno, famigerada estação mais fria do ano. No entanto, a realidade é bem diferente do que o imaginado, devido ao aquecimento global e outros fatores climáticos, estamos sofrendo com uma onda de calor que, além de trazer desconforto, põe em risco à nossa vida. Dentre tantas ameaças à saúde, uma tem chamado bastatena atenção nos últimos dias: a desidratação. E, por incrível que pareça, você pode estar sofrendo com ela sem saber! Descubra 5 sinais de que você está com deficiência de água no corpo.

Leia também: Protetor solar barato: 5 opções para corpo e rosto até R$50!

Desidratração: 5 sinais que você está com deficiência de água no corpo!

Poucas coisas são tão fundamentais para o bom funcionamento do organismo como a hidratação. O indicado por profissionais de saúde é o consumo mínimo de 2 litros de água por dia. Em entrevista à Vogue, a médica Federica Amati explicou o que causa a desidratação.

"Quando perdemos mais líquido corporal do que somos capazes de compensar com bebidas ou alimentos, ficamos desidratados. Os fluidos são perdidos quando vamos ao banheiro, suamos, falamos e até mesmo quando respiramos pela boca à noite. Certos medicamentos também podem aumentar a desidratação, então vale a pena ficar de olho em qualquer remédio que você possa tomar."

1. A sede é o sinal mais claro de desidratação

Quando nosso corpo está desidratado e necessita de líquido para funcionar adequadamente, é natural sentirmos sede. Alguns sinais de sede que acabamos deixando passar são a boca seca, gargante seca ou com sensação de desconforto.

2. Dores de cabeça também são um indicativo de desidratação

Ainda que a dor de cabeça possa ser causada por diferentes razões, ela deve ser notada com atenção em tempos mais quentes e secos. A desidratação afeta a visocidade do sangue, deixando-o mais espesso, desta maneira dificultando o fluxo sanguíneo e contribuindo para a aparição de dores de cabeça.

 

3. A sua pele deve estrar brilhosa, caso contrário, pode ser desidratação

É natural que o tempo seco também deixe a pele seca, porém, quando desidratados, este sintoma é mais evidente, explicou a dermatologista e nutricionista Dra. Thivi Maruthappu também em conversa com a Vogue. "Ela (a pele) pode ficar opaca e ressecada, além de descamar)". Nestas ocasiões os hidratantes são fundamentais! Conheça os 5 melhores hidratantes corporais para proteger a pele.

4. Dificuldade de concentração é um alerta para desidratação

O desconforto ocasionado pelo calor é um grande causador de para a dificuldade de concentração, no entanto, em alguns casos, a causa por ser ainda mais séria. Pessoas com deficiência de água no corpo tendem a sofrer com cansaço, confusão e lentidão.

5. Preste atenção na cor da urina!

Dra. Amati pontua que, além de ir ao banheiro com menos frequência, a urina com cores mais intensas é um indicativo sério de desidratação. "Se estiver com um tom amarelo escuro, alaranjado ou até mesmo marrom claro, pode ser um sinal que você está desidratado."


E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

onda de calor deficiência de água no corpo desidratação

Leia também

5 perfumes pro calor que são baratos e frescos

Quais são os 8 horários ideais para beber água ao longo do dia?

Dormir nu é a melhor coisa que você pode fazer; saiba o porquê

Cientista revela gosto da água mais antiga do mundo

Conheça 7 aplicativos para beber água e se manter hidratado

Como identificar a desidratação e como evitá-la