Perder peso começa com uma fórmula simples: para emagrecer, é preciso queimar mais quilocalorias do que se ingere por dia.
Douglas Ferreira | 15 de Fevereiro de 2020 às 17:00
A perda de peso começa com uma fórmula simples: para emagrecer, é preciso queimar mais calorias do que se ingere por dia.
A palavra “caloria” é muitas vezes mal empregada. Ela é a quantidade de calor necessária para elevar em 1ºC a temperatura de 1 g de água. O termo mais apropriado para nos referirmos às calorias que ingerimos ou queimamos é “quilocaloria” (kcal), o equivalente a 1.000 calorias. Essa é a medida usada no rótulo dos alimentos.
Poucas pessoas sabem a resposta, ainda que a maioria conheça seu peso e até sua pressão arterial.
Se soubéssemos a quantidade de quilocalorias de que precisamos por dia, não teríamos de nos preocupar com outras medidas. Veja aqui como calcular sua necessidade diária.
Você precisará de 28,6 kcal por quilo de peso corporal. Uma mulher de 68 kg precisa ingerir 1.950 kcal por dia. E um homem de 79,5 kg precisa ingerir 2.275.
Se você faz menos do que três sessões de exercício por semana, mas está
sempre em pé e se movimentando, você precisa de 31 kcal por quilo para manter seu peso. Uma mulher de 68 kg precisa de 2.100 kcal, ao passo que um homem de 79 kg precisa de 2.450.
Se você faz de 30 a 60 minutos de exercício três vezes por semana você precisa de 33 kcal para cada quilo. Uma mulher de 68 kg precisa ingerir 2.250 kcal, e um homem de 79 kg, 2.625.
Para perder 200 gramas por semana – uma meta realista para uma pessoa que faça pequenas mudanças para tornar seu estilo de vida mais saudável – é preciso ingerir 250 kcal a menos por dia. É fácil cortar 125 kcal, substituindo o sorvete por uma fruta na sobremesa, ou deixando de lado o pedaço de bolo no lanche da tarde.
Também é fácil queimar 125 kcal com uma caminhada de 15 minutos na hora do almoço e outra após o jantar. Você também pode lavar o carro, cuidar das plantas e usar as escadas em vez de subir ou descer pelo elevador.