Contrariando o que muitos de nós acreditávamos, pesquisadores dizem que a ansiedade e o estresse são inevitáveis e podem ser úteis.
Embora possam atingir níveis que nos fazem mal, o estresse e a ansiedade são inevitáveis e, às vezes, até úteis, de acordo com uma apresentação da psicóloga Lisa Damour na convenção anual de 2019 da Associação Psicológica Americana.
O estresse é a sensação desconfortável de tensão que vem quando agimos no limite de nossas capacidades ou quando temos de nos adaptar a mudanças. Nem toda situação estressante é negativa, enfatizou Damour. Por exemplo, receber uma promoção pode ser tão estressante quanto se divorciar. Seja qual for a causa, o estresse moderado aumenta a resiliência para enfrentar dificuldades novas.
7 maneiras de transformar o estresse em força
A ansiedade é um sentimento de medo ou preocupação. Evoluiu para nos alertar de possíveis ameaças e, em geral, vale a pena prestar atenção nela. O estudante ansioso com a possibilidade de ir mal na prova provavelmente se sentirá melhor depois de estudar, exemplo dado por Damour.
O estresse se torna insalubre quando é crônico (constante, sem períodos suficientes de recuperação) ou traumático. A ansiedade também pode fugir do controle, ainda mais se continuar subindo sem razão aparente ou se for desproporcional em relação ao gatilho. Os psicólogos podem ajudar a controlar problemas assim. Mas, em vez de ficar estressado com o estresse ou ansioso com a ansiedade, saiba que evitá-los completamente, além de irreal, também é indesejável.