O chá verde é uma bebida de origem asiática rica em propriedades medicinais. Saiba mais sobre os benefícios que vão além do emagrecimento.
Mariana Valle | 10 de Outubro de 2021 às 14:00
O chá verde é uma bebida muito versátil e facilmente encontrada em lojas de produtos naturais. Ainda que seja popularmente conhecido pela sua atuação no metabolismo e suas propriedades emagrecedoras, o chá verde possui diversas outras propriedades que vão atrair a sua atenção.
Feito a partir da infusão de folhas da Camellia sinensis e originário da cultura asiática, a bebida possui propriedades anticâncer e anti-inflamatórias. Apesar de não substituir a quimioterapia padrão, a bebida pode ser eficaz na prevenção contra o câncer de pulmão, mama, esôfago, estômago, fígado e próstata.
Dessa forma, atua como um remédio natural, a depender da frequência e da quantidade ingerida. Além disso, o chá contém cafeína e pode substituir o cafezinho da manhã, contribuindo como estimulante natural. Ainda assim, a bebida é capaz de melhorar a função cerebral, aumentar o desempenho físico e contribuir para o emagrecimento.
Apesar de a quantidade de chá verde necessária para emagrecer não ter sido ainda especificada, alguns pesquisadores sugerem que o consumo a longo prazo pode diminuir a incidência da obesidade. Para saber mais sobre os efeitos termogênicos do chá verde, confira o vídeo da personal trainer Polly Takao.
O epigalocatequina-galato (EGCG), uma substância da classe dos flavonóides denominada catequina, é considerado o mais potente componente encontrado no chá em questão. Além disso, possui capacidade de combater o câncer em todas as etapas. O EGCG tem:
Algumas pesquisas também indicam outra possível função do EGCG: a redução do LDL-colesterol (“mau”). Contudo, vale ressaltar que o EGCG tem interação medicamentosa com anticoagulantes e outros remédios. Por isso, fale com o seu médico antes de tomar qualquer chá.
O sabor amargo é um preço pequeno a se pagar pelos antioxidantes, aminoácidos, zinco, ferro e vitaminas B, C e E. Mas, se você tiver um paladar muito resistente, pode recorrer às cápsulas do chá. Assim como a bebida, fornece muitos benefícios através dos seus nutrientes e pouquíssimas calorias.
O leite adicionado ao chá não diminui os benefícios associados a seus compostos naturais. Em um estudo realizado com 21 pacientes sadios, conclui-se que o acréscimo de leite ao chá preto ou verde não afeta negativamente sua composição ou sua atividade antioxidante.
Além disso, é mais saudável fazer chá diretamente da planta. Nesse sentido, pesquisas de laboratório demonstraram que níveis de catequina em chás instantâneos e engarrafados eram menores do que os encontrados em chás de folhas fervidas na hora.
1º Passo: Ferva 500 ml de água filtrada.
2º Passo: Desligue o fogo e adicione 1 colher de sopa de folhas secas de chá.
3º Passo: Tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos.
4º Passo: Coe e sirva quente para assegurar as propriedades medicinais do chá.
Fonte:
MUSIAL Claudia; KUBAN-JANKOWSKA Alicja et al. Beneficial Properties of Green Tea Catechins. Nutrients. 21. 1-11, 2020