Os benefícios do chá de hibisco são diversos! Saiba mais sobre essa bebida capaz de eliminar a gordura acumulada e melhorar o funcionamento do organismo
Cadu Guarieiro | 9 de Maio de 2023 às 13:20
Também conhecida como flor da Jamaica, a origem do hibisco está longe da América Central. A planta, nativa da Índia, Malásia e Sudão chegou no Brasil através dos africanos escravizados durante o período de colonização.
Por conta de suas propriedadaes, a bebida é carregada de benefícios, sendo uma alternativa para quem sofre de problemas cardiácos, glicêmicos e renais, além de propôr uma hidratação deliciosa. Listamos alguns deles para você.
Por conta de seu efeito diurético, o chá de hibisco tem a capacidade de eliminar substâncias responsáveis pela alteração da pressão sanguínea. Em um estudo feito nos Estados Unidos, as propriedades da bebida foram responsáveis pela diminuição significativa da hipertensão de 65 pacientes diagnosticados com a doença.
O chá de hibisco é uma ótima receita para acompanhar a dieta de quem está procurando emagrecer. Graças aos antioxidantes presentes em sua composição, o chá auxilia na eliminação da adipogênese, processo de maturação celular para a formação de adipócitos, assim não permitindo o acúmulo de gordura. A bebida não é a única responsável pela perda de peso, então, caso ingerida da maneira correta, em conjunto com uma dieta adequada, pode eliminar até mesmo 2 quilos por semana!
Alguns profissionais da área da estética capilar acreditam que o chá de hibisco quando utilizado no couro cabelo pode auxiliar no crescimento do cabelo de maneira mais saudável. Ainda que sem estudos científicos voltados para essa afirmação, a popularidade da flor como aliada dos cabelos faz sentido tendo em vista as propriedades de vitamina B2 existentes nela.
Muitas pessoas acham que chá de hibisco faz mal para o coração, mas muito pelo contrário. A bebida além de diminuir o colesterol ruim (LDL) e os níveis de triglicerídios, aumenta a produção do colesterol bom (HDL). Prevenindo doenças que podem causadas pelo entupimento dos vasos sanguíneos como Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infartos.
Por ter efeito diutérico, o chá de hibisco é um aliado para o bom funcionamento renal, auxiliando contra a retenção de líquido e ajudando a eliminar o acumulado nos órgãos. Porém, o hibisco não é o único capaz de proporcionar esse benefício. Descubra agora outras 5 opções de chás diuréticos.
Se consumido sem a adição de açúcar, o chá de hibisco é uma maravilhosa opção até mesmo para diabéticos, já que potencializa a ação da insulina, hormônio responsável por metabolizar o açúcar no sangue. Apresentando sintomas de diabetes? Entenda melhor o que é a doença e como ela ocorre.
De acordo com uma pesquisa feita no curso de Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Santa Catarina, o extrato de hibisco possui características capazes de inibir o avanço do câncer de cólon. Segundo Sandra Soares Melo, professora e coordenadora da pesquisa "É como se o hibisco ajudasse a bloquear a instalação dos tumores. As suas substâncias atuam diretamente na genotoxidade, ou seja, nas toxinas que causam a alteração do DNA, que vão dar origem ao câncer".
Agora que você está por dentro de alguns dos benefícios existentes nessa bebida poderosa, ensinaremos a preparar um chá de hibisco de maneira fácil e prática.
Fugindo do simples e querendo algo mais rebuscado? Então assista esse vídeo da Bela Gil, e confira como preparar um chá de hibisco delicioso com casca de abacaxi, laranja, cravo e canela!
Lembre-se sempre que o que diferencia o medicamento do veneno é a dosagem! Como qualquer outra substância, o chá de hibisco demanda precauções na hora do consumo. O excesso também pode acarretar problemas para saúde como cefaleia, danos no fígado e mal estar.
Sim, é permitido tomar o chá de hibisco diariamente, porém, no máximo de 2 a 3 vezes, de preferência antes das principais refeições. O exagero da bebida pode causar intoxicação e eliminar de forma excessiva susbtâncias essenciais para o bom funcionamento do corpo como sódio e potássio.
O consumo do chá de hibisco não é recomendado à pessoas que sofram de pressão baixa, podendo causar fraqueza, sonolência e tontura. E nem à gestantes, tendo em vista que a bebida pode alterar os níveis de estrogênio, e implicar no desenvolvimento do bebê.
Gostou do conteúdo? Quer mais dicas de saúde e alimentação? Veja aqui como fazer o chá de canela e quais são seus benefícios.
12 benefícios do chá de gengibre para a sua saúde
Matcha: conheça os benefícios da erva que é tendência
Descubra o potencial de cura do chá verde
Chá para gases: 3 opções caseiras para controlá-los
Por que o chá fez os barcos navegarem mais depressa?
“Meu chá faz o quê?!” Usos inusitados de produtos do cotidiano