Caracterizada como uma dor súbita, a cãibra também pode surgir durante o sono.
Cadu Guarieiro | 20 de Junho de 2023 às 14:24
A cãibra é caracterizada como uma contração muscular involuntária e bastante dolorosa que, na maioria das vezes, atinge praticantes de atividas físicas de alta intensidade. No entanto, em algumas pessoas esse desconforto pode ocorrer durante o sono, ou até mesmo ao acordar, sendo caracterizada como cãibra noturna.
Leia também: Alergia à água existe mesmo? Influenciadora viraliza com relato chocante.
Em entrevista ao portal Viva Bem, Guilherme Barbarisi, médico coordenador do serviço de cirurgia vascular do Hospital Geral de Carapicuíba, explica que uma das possíveis causas das cãibras noturnas é o alongamento e relaxamento dos músculos durante o sono, que aumentam a probabilidade de contrações involuntárias.
Podendo ocorrer em diferentes regiões do corpo, como abdome, coxas, dedos do pé ou da mão e virilha, o incômodo ainda não tem uma causa científica definida, a não ser a deficiência nutricional de cálcio, magnésio, sódio e vitaminas do complexo B.
Ainda que na maioria das vezes, a cãibra noturna seja inofensiva, quando constante pode estar relacionada a algum problema de saúde mais grave.
De acordo com Fabiano Nunes, ortopedista da Beneficiência Portuguesa de São Paulo, também em conversa com o portal Viva Bem, permenecer na mesma posição por longos períodos de tempo ocasiona a compressão de músculos específicos, tendo como consequência o recebimento de uma menor quantidade de sangue arterial, aumetando a incidência de cãibras.
As compressões de estruturas nervosas periféricas, como o bico de papagaio e a hérnia de disco, podem resultar em cãibras, como resultado resultado de posturas não adequadas e desconfortáveis.
Os distúrbios hidroeletrócidos são caracterizados como a perda de mineirais que carregam uma carga elétrica quando dissolvidos em líquido, como o sangue, são exemplos deles: o bicarbonato, o cloreto, o potássio e sódio. A deficiência desses sais, muitas vezes consequência da perda de líquido excessiva, são capazes de ocasionar a cãibra.
O estritamento das arterias pode ser causado com o passar dos anos, e pessoas que sofrem com essa doença possuem uma tendência maior na redução de fluxo sanguíneo, capaz de causar a cãibra.
Segundo o site do jornal americano PLOS, 37% da população com mais de 60 anos de idade sofre de cãibras noturnas. Barbarisi explica que ao envelhecer, os músculos perdem massa e força, aumentando assim a probabilidade das cãibras.
Outro fator que pode estar relacionado a maior incidência de cãibras em pessoas mais velhas seja a maior propensão de disfunções, como as do fluxo sanguíneo, de metabolismo hidroeletrolítico e renais.
Substâncias como remédios diuréticos ou remédios para controle do colesterol e pressão arterial tem como um dos principais efeitos colaterais a cãibra.
Por fatores como o ganho de peso e mudanças circulatórias e musculares, as cãibras são um desconforto bastante presente em mulheres grávidas, principalmente no último trimestre de gestação.
No vídeo abaixo, Rogério Cammaramo, fisioterapeuta especializado em ortopedia, traumatologia, pilates e geriatria ensina 3 exercícios para aliviar a cãibra noturna. Confira!
Siga a gente no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para estar sempre atualizado!
Escolha a atividade física que a sua saúde precisa
A saúde também contempla o bem estar social
7 dicas para você realizar o seu treino de força em casa
Labirintite: causas, sintomas e tratamento
Alongamentos aliviam músculos e mente
Saiba como aliviar os principais tipos de dores musculares