O banho quente é um grande aliado do relaxamento e do bem-estar, mas também da saúde
Cadu Guarieiro | 16 de Maio de 2023 às 12:50
Os benefícios do banho quente vão muito além do relaxamento! Além de ser um dos maiores prazeres da vida, ele funciona como um revigorante depois de atividades físicas ou dias difíceis.
Leia também: Tomar banho é entrar em uma fenda no tempo.
O banho é uma atividade de rotina para os brasileiros. De acordo com o G1, em outros países de clima quente como o nosso, a média é de três banhos diários. Com a chegada do outono e do inverno, vêm junto as frentes frias, fazendo do banho quente um aliado para manter a higiene durante os meses mais gelados.
Um poderoso aliado da saúde, o banho quente possui qualidades capazes de agir diretamente sobre o sistema circulatório, atuar no relaxamento dos músculos e aliviar sintomas de doenças respiratórias como as alergias e os resfriados.
A ação da água quente sobre a pele aumenta a temperatura corporal e dilata os vasos sanguíneos, auxiliando diretamente em uma melhor circulação do sangue para os órgãos. Reduzindo assim a pressão arterial.
Grande parte das dores de cabeça são causadas pelo estreitamento dos vasos sanguíneos. Tendo em vista a capacidade de dilatação destes, em especial atuando sobre o foco da dor, o banho quente é uma ótima alternativa para alivar o incômodo, sendo recomendo também no caso das exaquecas.
Os benefícios do banho quente estão presentes também contra a gripe e o resfriado, o vapor, resultado da água quente, é um forte aliado contra a congestão nasal, aliviando e hidratando as vias aéreas. Fora o alívio físico proporcionado, a temperaturada colabora para o combate do organismo contra o vírus, através da transpiração liberada com o esfriamento do corpo após o banho.
A ação da água aquecida sobre o corpo resulta no relaxamento dos músculos e na dilatação dos vasos sanguíneos, auxiliando na eliminação de toxinas, responsáveis pela dores muscular, a atuação do líquido sobre o foco da dor resulta em uma melhora significativa em poucos minutos. Quanto maior a pressão da água, melhor.
Diferente do banho com água fria, que tem a capacidade de despertar o corpo, o banho em água quente avisa ao organismo o momento de desacelerar, proporcionando o relaxamento. Vinte minutos imerso ou embaixo do chuveiro já são suficientes para garantir de uma boa noite de sono.
Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Freiburg, na Alemanha, afirmou que o banho quente pode atuar até mesmo contra a depressão. O artigo comparou a efetividade entre o banho em uma temperatura de 40ºC, tomado duas vezes na semana, e a prática de atividades físicas sobre pacientes em um estágio de depressão moderada à grave.
A pesquisa concluiu uma melhora gradual nos pacientes após 2 semanas da prática, porém, por ter sido feito com um grupo amostral considerado pequeno, de 45 pessoas, não é confirmado cientificamente como efetivo.
Ainda que cheio de qualidades, também é necessário pontuar alguns riscos presentes no banho quente, como a possibilidade da queda de pressão, risco de lesões na pele e até mesmo queimadura.
E aí, curtiu esse conteúdo? Então siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
15 técnicas de relaxamento para dias difíceis
Saiba como aliviar sua dor sem medicamentos
Veja como ter sempre água quente em casa sem gastar muito
Aprenda as melhores técnicas para atingir o relaxamento pleno