A creatina é bastante utilizada por atletas e por quem busca ganhar massa muscular
Cadu Guarieiro | 25 de Maio de 2023 às 14:47
Popularizada nos últimos anos, a creatina é um suplemento alimentar bastante utilizado pelas pessoas que visam o ganho de massa muscular. Além de proporcionar o aumento de força física, a substância é fonte de outros benefícios.
Leia também: Creatina engorda ou emagrece? Saiba para que serve e quais os benefícios.
Utilizada por atletas, a creatina é ideal para quem pratica atividades físicas que demandam explosão, ou seja, alta intensidade em curta duração de tempo.
Esta matéria tem caráter informativo e não substitui a consulta médica especializada. Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico.
A substância atua diretamente na fonte de produção energética para as células musculares, aumentando assim a força, e consequentemente auxiliando no desempenho das atividades durante o treino. A musculação, além de trazer qualidade de vida, serve como complemento para outras atividades. Confira agora a sua importância para participar das corridas de rua.
De acordo com uma pesquisa feita por Lucas Peixoto Sales, doutorando da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), a creatina atua como uma intervenção dietética de baixo custo, segura e de eficácia contra o enfraquecimento de massa óssea. Uma das principais doenças relacionadas ao enfraquecimento dos osso é a osteoporose. Entenda o que é esse mal e aprenda maneiras de se prevenir.
Acredita-se que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofram de depressão, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Pesquisadores americanos estimam ter encontrado uma forma complementar de lidar com o transtorno: a creatina. O estudo aborda a capacidade de estímulo energético sobre as células nervosas, capazes de atuar contra a incidência de distúrbios referentes à depressão.
Uma pesquisa feita por Matheus Medeiros e Meline Gonçalves, mestres em Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), aponta que a creatina é uma via auxiliar possível no tratamento da diabetes tipo 1. Matheus afirma que o uso da creatina testada em laboratórios, conseguiu reduzir o nível de glicemia entre 15% e 20% em comparação à pessoas diabéticas que não fizeram uso da substância.
Por sua capacidade de aumentar a quantidade de água nas células, a creatina é ótima para manter a hidratação da pele. Fora este, a substância possui outros benefícios no que diz respeito à pele, veja agora.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
5 benefícios da masturbação para a saúde que você não sabia que existiam
Bruna Gomes diz que não abre mão do treino funcional e caminhadas para se manter em forma
Benefícios fisiológicos da musculação
Estratégia numa prova de corrida: cada um tem a sua
5 suplementos para aumentar sua imunidade
Frequência cardíaca: é preciso saber usá-la